Ações do TCU na transição presidencial podem ser acompanhadas pelo portal
O Tribunal já apresentou às equipes de transição alguns de seus trabalhos mais recentes nas áreas de saúde, políticas públicas, agricultura, pecuária e abastecimento, transparência, integridade e controle.
Por Secom
As ações desenvolvidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no acompanhamento da transição governamental, assim como os documentos compartilhados com a equipe instituída pelo candidato eleito para o cargo de Presidente da República, podem ser acompanhados por meio do portal do Tribunal. As informações estão reunidas na página “TCU e a transição do Governo Federal”.
Após as eleições gerais de 2022, o TCU instituiu, de forma inédita, uma comissão de ministros, coordenada pelo presidente, ministro Bruno Dantas, para acompanhar todo o processo de transição entre governos.
Para além da criação do comitê de ministros, o Tribunal abriu, ainda, processo de fiscalização para avaliar a regularidade do sistema eleitoral sob os aspectos administrativos, operacionais, orçamentários e financeiros. O relator desse processo é o ministro Antonio Anastasia (TC 027.895/2022-0).
Previsto na Lei 10.609/2002, o processo de transição possibilita dar condições para que futuro presidente da República possa receber de seu antecessor todos osdados e informações necessários à implementação do seu programa de governo.
Serviço
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br