Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Centro Cultural do TCU lança publicação sobre os 130 anos do Tribunal

O catálogo virtual apresenta fatos importantes da história da Corte de Contas, com imagens do acervo do Museu Ministro Guido Mondin.
Por Secom TCU
26/04/2021

 

catalogo_destaque_dentro.jpg

Com o objetivo de celebrar os 130 anos de história do Tribunal, o Centro Cultural TCU lançou um catálogo virtual que narra, de forma leve, a trajetória da Corte de Contas e destaca os principais acontecimentos desde sua criação até tempos mais recentes.

O Tribunal de Contas da União foi criado no dia 7 de novembro de 1890, por meio do Decreto 966-A, de Rui Barbosa, que iniciou um processo que viria a ser concretizado por Serzedello Corrêa, em 1893, com a criação efetiva do Tribunal. Desde então, 130 anos de mudanças e inovações se passaram.

catalogo_01.jpg

O catálogo aborda os principais acontecimentos de cada década dos 130 anos de existência do Tribunal. A curadoria foi realizada conjuntamente entre as equipes de história e museologia do Centro Cultural TCU. Todas as peças que constam no catálogo fazem parte do acervo do Museu do Tribunal de Contas da União Ministro Guido Mondin. Assim, além da memória resguardada, importantes objetos desse acervo se tornam mais acessíveis ao cidadão. 

catalogo_02.jpg

catalogo_03.jpg

“Esse tipo de registro ajuda a colocar os itens do nosso acervo em perspectiva histórica, mostrando os objetos dentro do contexto de que eles fazem parte. Além disso, a escolha por um texto leve e curto foi feita para que esse material seja consumido pelo maior número de pessoas, mostrando de forma clara o trabalho do TCU para a construção do nosso país”, destaca a historiadora do Centro Cultural TCU Tupá Guerra.

catalogo_04.jpg

catalogo_05.jpg

 

Acesse o catálogo: TCU 130 Anos | Portal TCU

 

Veja, também, o vídeo sobre os 130 anos da Corte de Contas e conheça mais sobre o trabalho do TCU e sua importância para o País. 

 

Serviço

Secom

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500