Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Cofen descumpre normas da lei de licitações

Irregularidades ocorreram em termo de cooperação financeira firmado entre Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem no Estado de São Paulo (Coren-SP)
Por Secom TCU
21/02/2017

O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou irregularidades na celebração de termo de cooperação financeira firmado entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem no Estado de São Paulo (Coren-SP). As falhas apontam para fuga ao dever de licitar em serviços de publicidade relativos à Semana de Enfermagem realizada em 2011 e ao 14º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF).

Já naquela época o TCU constatou impropriedades em contratos do Cofen com uma agência de publicidade, tais como projeto básico incompleto e não comprovação de regularidade fiscal. Por meio do acórdão 425/2011, o tribunal determinou que o conselho federal não renovasse o contrato, que expirou sua vigência em março de 2011. Com a justificativa de que um novo procedimento licitatório só seria possível no segundo semestre do ano, o que não permitiria a utilização dos serviços para promoção dos eventos em curso, o Cofen realizou convênio com o Coren-SP, que já possuía contrato com a mesma empresa. O valor total das despesas foi de aproximadamente R$ 2 milhões.

Nas explicações sobre a apontada irregularidade, os responsáveis declararam, entre várias alegações, que as profundas e repentinas mudanças não permitiriam a contratação em tempo razoável de nova agência de publicidade. Além disso, a equipe de auditoria teria ignorado o fato de que o Cofen e os conselhos regionais “constituem, em seu conjunto, uma autarquia”, parecendo natural aos gestores do Cofen valer-se do Coren-SP como “órgão integrante de um mesmo sistema”.

Para o TCU, é obrigação dos gestores do Cofen a avaliação, periódica e com antecedência, quanto à prorrogação do prazo de vigência dos contratos. Com relação ao Cofen e o Coren-SP serem uma mesma autarquia, o tribunal considera que são entes distintos, tendo em vista serem dotados de autonomia administrativa e financeira, de estarem individualmente sujeitos à prestação de contas anual e o fato de os dirigentes dos conselhos regionais não se encontrarem em situação de subordinação hierárquica aos dirigentes do conselho federal. Sendo assim, o Plenário do TCU determinou a aplicação de multa aos responsáveis.

O relator do processo foi o ministro-substituto Augusto Sherman Cavalcanti.

 

Serviço:

Leia a íntegra da decisão: Acórdão 231/2017 TCU-Plenário

Processo: 020.981/2014-7

Sessão: 15/02/2017

Secom – DL

Tel: (61) 3316-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300