Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Conheça o novo Portal de Transparência e Prestação de Contas do TCU

Disponíveis desde o último dia 10, as novas funcionalidades do Portal facilitam o acesso à informação pelos diversos públicos do Tribunal
Por Secom TCU
13/11/2020

 

portal_transparencia_1024x512.png

Desde o último dia 10, o Portal de Transparência e Prestação de Contas do TCU ganhou novas funcionalidades e rearranjo na organização para facilitar o acesso à informação pelo público interno e externo. Para atender à Lei de Acesso à Informação e outros normativos específicos, os arquivos relativos a cada tema ou categoria estão organizados em tópicos, com informações mínimas como: significado, fonte, formatos disponíveis, data e periodicidade de atualização, e dados da unidade responsável por aquela informação. Como inovação, o usuário terá a possibilidade de procurar os dados desejados por meio de campo de pesquisa textual sobre cada assunto de Transparência e Prestação de Contas constante no Portal, o que é exigido por Lei, além da navegação convencional por tema.

Essa distribuição dos dados mais simplificada e direta será atualizada e acessada de forma automática na maior parte do Portal por meio de sistemas internos existentes ou construídos exclusivamente para este fim, ou ainda, disponíveis em páginas específicas. Até o primeiro semestre de 2021 todo o Portal será automatizado, exceto casos como relatórios integrados ou relatórios que dependam de sistemas externos.

Com essa nova solução, o TCU pretende oferecer maior confiabilidade e transparência das informações ao usuário desse Portal. O Sistema de Gestão de Transparência criado será atualizado periodicamente por cada unidade responsável pelas informações de Transparência e Prestação de Contas do TCU exigidas por Lei.

cidadao_transparencia.jpg

Acessando a área de Transparência e Prestação de Contas, há o campo de pesquisa textual e navegação convencional por tema.

cidadao_transparencia02.jpg

Na ferramenta de BUSCA RÁPIDA, você digita o que precisa encontrar no Portal.

Transparencia02.png

 

Transparencia03.png

Mas também é utilizar o botão “Buscar”. 

Transparencia04.png

Nesse caso, basta escolher o item desejado e aparece a ficha completa sobre o assunto. Exemplo: “Atas de registro de preços”

Transparencia05.png

Clicando no botão “ACESSAR INFORMAÇÃO”, é possível entrar no Sistema ou página relativos aos dados desejados.

Transparencia06.png

 

Há 3 formas para obtenção dos dados do Portal de Transparência e Prestação de Contas (Clicando no botão “ACESSAR INFORMAÇÃO”):

1 – pelo SISTEMA existente do TCU, inserindo dados de pesquisa;

2 – pelos ARQUIVOS já selecionados e disponíveis em diversos formatos; ou

3 – pela PÁGINA do PORTAL TCU.

Observação importante: todos os ARQUIVOS serão fornecidos ao usuário nos FORMATOS indicados, conforme previsto na LAI.

Se precisar de mais informações sobre Acesso à Informação, Transparência e Prestação de Contas, acesse:

Transparencia07.png

Avalie o Portal e ajude a oferecer um serviço melhor.

Transparencia08.png

 

 

Serviço

Secom

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300