Notícias

Conselho de Auditores da ONU finaliza reunião com 18 relatórios aprovados

Documentos assinados por Brasil, França e China trazem recomendações para melhorar gestão e prestação de contas no sistema das Nações Unidas

Por Secom

960_540px_image.png

Depois de dois dias de debates, terminou nesta quarta-feira (23/7) a 79ª Sessão Regular do Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU). Os presidentes das instituições superiores de controle (ISC) do Brasil, ministro Vital do Rêgo, da França, Pierre Moscovici, da China, Hou Kai, assinaram os 18 relatórios das auditorias realizadas em 2024.

Agora, os documentos seguem para apreciação da Assembleia Geral da ONU, com recomendações que visam fortalecer a governança e a accountability no sistema das Nações Unidas.

Vital do Rêgo expressou satisfação com os resultados apresentados. “A cooperação internacional é fundamental para colaborar com o projeto de transformação da UN80”, disse o presidente, ressaltando a iniciativa para a modernização administrativa e operacional da organização, com foco em prepará-la para os desafios do século XXI.

UN80

Com o olhar voltado para os 80 anos da ONU, que serão celebrados em 2025, o projeto UN80 busca fortalecer a eficiência, a transparência e a responsabilidade em toda a estrutura da organização. A iniciativa envolve ações integradas de reforma na governança, nos processos de gestão, na transformação digital e no uso mais eficaz dos recursos, com o objetivo de tornar a organização mais ágil, moderna e preparada para cumprir seu papel diante das novas demandas globais.

--------------------------------------------------------------------------

SERVIÇO

Secom – AW/pc

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Voltar ao topo