Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Corte de Contas do Marrocos sedia quarto treinamento regional do ClimateScanner

Vinte e três instituições superiores de controle da ARABOSAI e do CREFIAF participaram de workshop técnico. O encontro também reuniu especialistas do Banco Mundial e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)
Por Secom TCU
16/07/2024

Categorias

  • Relações Exteriores

Header_Treinamento_ClimateScanner.png

Entre os dias 8 e 12 de julho, a Corte de Contas de Marrocos sediou o quarto workshop regional do ClimateScanner, reunindo os países da Organização Árabe das Instituições Superiores de Controle (ARABOSAI) e do Conselho Regional de Formação das Instituições Superiores de Controle das Finanças Públicas da África Francófona Subsaariana (CREFIAF).

O treinamento contou com a participação de 41 auditores de 23 ISC: Bahrein, Benin, Burkina Faso, Burundi, Camarões, Comores, República do Congo, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Djibuti, Egito, Gabão, Iraque, Líbia, Madagascar, Mauritânia, Omã, Senegal, Somália, Chade, Marrocos, Emirados Árabes Unidos e do Tribunal de Contas Europeu (ECA).

O workshop foi desenhado para garantir ampla participação e aplicação prática do conteúdo do treinamento. As sessões focaram em três áreas principais: financiamento climático, governança climática e políticas públicas relacionadas à mudança do clima.

Por meio de atividades interativas, cada participante aplicou as ferramentas e técnicas aprendidas usando dados reais de seus respectivos países ou informações de cenários hipotéticos. Além disso, este foi o primeiro workshop da iniciativa a ser realizado em três idiomas: inglês, francês e árabe.

IMG_2558.jpg

Laila Moudden, especialista em Governança do Banco Mundial, Mohammed Alaoui, especialista em Finanças da African Climate Resolutions, e Omar Zemrag, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), também participaram do encontro, subsidiando os participantes com informações técnicas e mais aprofundadas acerca dos respectivos temas.

Com o encontro técnico realizado, chega-se à marca de 84 países treinados para utilizar a metodologia e a plataforma do projeto ClimateScanner, sendo 17 da Organização Latino-Americana e do Caribe das Instituições Superiores de Controle (OLACEFS), 25 da Organização Europeia das Instituições Superiores de Controle (EUROSAI), 20 das regiões do Pacífico e do Caribe (membros da PASAI e CAROSAI) e 22 entre países árabes e países africanos francófonos (vinculados à ARABOSAI e CREFIAF).

O próximo treinamento técnico do ClimateScanner acontecerá de 22 a 26 de julho no Centro Internacional de Auditoria Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (iCED) em Jaipur, na Índia, para os países da Organização Asiática das Instituições Superiores de Controle (ASOSAI).

Sobre o ClimateScanner

O ClimateScanner é uma iniciativa da presidência da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI), exercida pelo TCU, e que conta com a parceria do Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental (WGEA, do inglês “Working Group on Enviromental Auditing”).

O projeto ClimateScanner conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Mundial, do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).


Clique e saiba mais: https://sites.tcu.gov.br/climatescanner/

_____________________________________________

SERVIÇO

Secom – DG/pc

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300