Eleições 2026: TCU participa de teste de urnas eletrônicas
"Teste da Urna" conta com participação do Tribunal para identificar e corrigir eventuais vulnerabilidades nos sistemas eleitorais antes das eleições de 2026
Por Secom
O Tribunal de Contas da União (TCU) participou, do dia 1º a 5 de dezembro, do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais (TPS) de 2025, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O TPS, popularmente conhecido como "Teste da Urna", constitui etapa de preparação e blindagem dos sistemas que serão utilizados nas Eleições de 2026.
Durante o evento, investigadores externos - incluindo especialistas em tecnologia, acadêmicos e hackers éticos - executaram planos de testes para identificar possíveis vulnerabilidades ou falhas de segurança nos códigos-fonte e equipamentos da Justiça Eleitoral.
O TCU integra a Comissão Avaliadora do Teste Público de Segurança da Urna, responsável por validar a metodologia e os critérios de julgamento definidos pela Comissão Reguladora, além de avaliar e homologar os resultados obtidos no TPS.
A Comissão Avaliadora é composta, ao lado do TCU, por representantes de diversas instituições, como Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF), Congresso Nacional, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A presença do Tribunal nesse grupo multidisciplinar pretende trazer a expertise da Corte de Contas para que o processo de avaliação seja técnico, isento e rigoroso.
Após a etapa de testes, quando foram simulados ataques às urnas, a Comissão Avaliadora analisará os relatórios técnicos produzidos. Caso sejam confirmadas vulnerabilidades, o TSE assumirá o compromisso de realizar as correções necessárias nos sistemas. A eficácia dessas correções será verificada posteriormente no "Teste de Confirmação", previsto para ocorrer antes das Eleições de 2026, quando os investigadores retornam para comprovar que as falhas foram solucionadas.
Confira o cronograma do TPS 2025/2026:

SERVIÇO
Secom - LB/pc
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br