Imprensa
Em publicação da INTOSAI, TCU divulga artigo sobre combate à corrupção e à lavagem de dinheiro
O Tribunal de Contas da União (TCU) publicou artigo na 4ª edição da newsletter do Working Group on Fight Against Corruption And Money Laundering (WGFACML), grupo de trabalho (GT) da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI), que atua no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. O artigo “Tribunal de Contas da União investe em parcerias institucionais, análise de dados e uso de inteligência artificial (IA) no combate à corrupção” discorre sobre o importante papel desempenhado pelo TCU na prevenção e no combate à corrupção no Brasil.
O artigo traz informações sobre os investimentos feitos pelo Tribunal em parcerias institucionais, análises de dados e uso de IA para garantir transparência, eficiência e legalidade às atividades desempenhadas pela administração pública brasileira. O TCU utiliza instrumentos avançados, como a plataforma LabContas, estruturada a partir de diferentes bases de dados da administração pública, além de ferramentas como Alice e SAO, que automatizam a análise de convites para licitação e orçamentos de obras públicas, respectivamente. Além dessas, o Tribunal desenvolve outras iniciativas, que utilizam técnicas de geotecnologia e análises geoespaciais para desenvolver suas atividades de auditoria e fiscalização.
A 4ª edição da newsletter traz informações sobre eventos realizados com foco na prevenção e no combate à corrupção, a exemplo da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (United Nations Convention against Corruption, UNCAC), realizada em Atlanta, em dezembro de 2023, e da reunião do WGFACML, ocorrida na Tailândia, em outubro do ano passado. A publicação confere, ainda, destaque ao discurso proferido pelo presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, durante 10ª edição da Annual International Conference on Integrity, ocorrida em novembro de 2023.
Leia a newsletter na íntegra.
Saiba mais sobre o WGFACML
O GT sobre combate à corrupção e à lavagem de dinheiro atua para aprimorar a capacidade das instituições superiores de controle (ISC) na luta contra esses crimes. Ele reúne 38 ISC da INTOSAI e tem como observadores a Iniciativa de Desenvolvimento da INTOSAI (IDI), a Revista Internacional de Auditoria Governamental e a Secretaria-Geral da INTOSAI. A ISC do Egito está à frente do GT.
Acesse a página do WGFACML.
___________________________________________
SERVIÇO
Secom – LS/pc
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br