Imprensa
Encontro celebra 10 anos do Laboratório de Informações para o Controle
O Tribunal de Contas da União (TCU) celebrou os 10 anos do Laboratório de Informações para o Controle (LabContas) com o encontro LabContas 10 Anos: Celebrando o Passado, Construindo o Futuro, realizado no Auditório Ministro Pereira Lira, no Edifício-Sede do TCU, nesta quarta-feira (8/11).
O ministro do TCU Augusto Nardes abriu a solenidade destacando a importância do LabContas para o trabalho de integração nas ações de controle externo e o cruzamento de dados na administração pública federal. Nardes parabenizou o trabalho dos auditores que idealizaram a ferramenta.
“Hoje o Tribunal consegue processar um grande volume de dados graças à plataforma. Os 10 anos de sucesso do LabContas só foram possíveis por causa da nossa capacidade de diálogo e da habilidade de trabalharmos juntos. Cumprimento todos os auditores que fizeram esse trabalho acontecer”, afirmou o ministro.
A procuradora-geral do Ministério Público junto ao TCU, Cristina Machado, evidenciou o momento de celebração, apontando a transformação social por meio da inovação durante os 10 anos de existência da plataforma.
"O fato é que o LabContas une mais do que pessoas e dados, une propósitos. Temos orgulho de fazer parte dessa cooperação, que orienta diversos atores de controle da gestão congregados em nível federal, estadual e municipal. Parabéns a todos que, direta ou indiretamente, tornaram realidade esse momento único. Vida longa ao LabContas", reiterou.
Cristina Machado, assim como o ministro Augusto Nardes, que é natural do Rio Grande do Sul, prestaram solidariedade à população gaúcha, atingida pelo desastre climático que provocou enchentes em grande parte dos municípios do Estado e na capital Porto Alegre.
Também participaram da abertura o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, conselheiro Edilson Silva, o vice-presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal, conselheiro André Clemente Lara de Oliveira (representando o Instituto Rui Barbosa), e o coordenador da Rede InfoContas, conselheiro Renato Rainha.
O presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, conselheiro Luiz Antônio Guaraná, o coordenador da Rede InfoContas, conselheiro Sebastião Carlos Ranna de Macedo, e a diretora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, conselheira substituta Heloísa Helena Godinho (representando a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas), também estiveram presentes.
Painéis temáticos
Márcio Marinot, auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) e membro da Comissão de Coordenação-Geral da Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo (Rede InfoContas), apresentou o primeiro painel e trouxe informações e resultados da atuação integrada entre a rede InfoContas e o LabContas.
Em seguida, o procurador da República e secretário da Procuradoria-Geral, Daniel Azevedo Lôbo, apresentou um panorama do uso do LabContas pelo Ministério Público Federal. Daniel salientou a importância da integração para a atuação das instituições públicas: “Os dados são matéria-prima essencial para o trabalho”.
Já o painel sobre a evolução do LabContas e os impactos da plataforma nas ações de controle externo ao longo dos últimos 10 anos foi apresentado pela secretária de Ouvidoria e Segurança da Informação do TCU, Mônica Cotrim Chaves. A secretária apresentou a tecnologia e as ferramentas que transformaram o Laboratório ao longo dos anos.
Para encerrar as comemorações, Aloísio Dourado Neto, auditor-chefe adjunto da Unidade de Auditoria Especializada em Métodos e Inovação para o Controle do TCU, trouxe as perspectivas para o futuro do LabContas com a integração da Inteligência Artificial (IA) e o uso mais inclusivo e colaborativo.
_____________________________________________
SERVIÇO
Secom – AW/va
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br