Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Estudo sobre auditorias em transição energética avalia melhores práticas de gestão ambiental

Levantamento do TCU avaliou mais de 60 relatórios de auditoria de dezenas de países. Objetivo foi identificar práticas internacionais de fiscalização que avaliem a contribuição das políticas públicas sobre o tema
Por Secom TCU
25/09/2024

Categorias

  • Gestão Ambiental

O Tribunal de Contas da União (TCU) está conduzindo um benchmarking internacional pioneiro para entender como Instituições Superiores de Controle (ISC) ao redor do mundo estão auditando políticas públicas relacionadas à transição energética. O estudo visa identificar as melhores práticas, métodos e estratégias de fiscalização, cujos principais destaques serão apresentados no Guia sobre Transição Energética que está sendo elaborado pelo TCU, enriquecendo as abordagens e incentivando o intercâmbio de experiências entre as ISC.

Para a produção do benchmarking, o TCU contratou uma consultoria que busca informações de relatórios em ISC de dezenas de países. “Revisamos mais de 60 relatórios de auditoria, de 20 países, e entrevistamos representantes das ISC da África do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, Indonésia, União Europeia e Índia”, relatou José Zloccowick, consultor contratado pelo TCU. 

A transição energética, que envolve desde a expansão de fontes de energia renovável até a eletrificação de transportes e a descarbonização da indústria, é um desafio complexo. O benchmarking conduzido pelo TCU não se limita à análise de emissões de gases de efeito estufa, mas também examina o impacto dessas políticas sobre o mercado de trabalho, o meio ambiente e o combate às desigualdades sociais e regionais.

A especialista sênior do gabinete da Presidência do TCU, Arlene Nascimento, reforça a importância desse levantamento global. “A comparação internacional nos oferece uma perspectiva valiosa sobre como a transição energética está sendo fiscalizada em diferentes países. Esse intercâmbio de experiências será essencial para enriquecer o Guia, integrando a expertise do TCU com as abordagens de outras ISC que enfrentam desafios semelhantes em realidades diversas”, resumiu a servidora.

No Brasil, o TCU está finalizando uma auditoria abrangente sobre transição energética, que se destaca por seu caráter inovador e por envolver uma variedade de temáticas dentro de uma única fiscalização – uma abordagem ainda inédita em muitos países. O processo, sob a relatoria do ministro Walton Alencar Rodrigues (TC 020.606/2023-0), tem o potencial de se tornar referência global para auditorias no campo da transição energética.
 

___________________________________________

SERVIÇO

Secom – TR/pc

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300