Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Evento vai debater a atuação dos municípios no Sistema Nacional de Defesa Civil

O diálogo público “Sistema Nacional de Defesa Civil – A importância da atuação municipal” acontece no dia 30 de junho, das 10h às 12h
Por Secom TCU
23/06/2022

Categorias

  • Gestão municipal

banner_defesacivil_publicadorimprensa_800x600px.png

No próximo dia 30 de junho, das 10h às 12h, estados e municípios terão a oportunidade de conhecer o sistema nacional de defesa civil e debater a respeito, em mais um Diálogo Público do Programa TCU+Cidades. Com o título “Sistema Nacional de Defesa Civil – A importância da atuação municipal”, o evento pretende contribuir para o fortalecimento da gestão municipal na execução da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

A Defesa Civil é um conjunto de ações de prevenção, mitigação, preparação para emergências, resposta e reconstrução. São atividades realizadas permanentemente nos estados, municípios e no Distrito Federal para evitar desastres e minimizar seus efeitos. Nesse sentido, é imprescindível que cada ente da federação cumpra bem o seu papel.

A programação do evento foi construída em parceria com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, com a contribuição de especialistas dos Estados da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Após as palestras sobre como funciona o Sistema, detalhes da Política Nacional e informações sobre a dinâmica no dia a dia do trabalho dos órgãos responsáveis, serão conhecidas as experiências e desafios vivenciados pelo Estado de Pernambuco e pelo Município de Barra Velha (SC).

Durante o encontro, o Tribunal de Contas da União apresentará painel digital com dados sobre a evolução da execução orçamentária e financeira das ações de defesa civil e a distribuição dos recursos entre os estados e municípios atingidos por desastres. 

O evento terá transmissão pelo canal oficial do TCU no YouTube. Após as apresentações, os participantes da plateia virtual poderão participar do debate enviando perguntas pelo chat da plataforma.

Clique neste link para se inscrever.

 

TCU+Cidades

O Diálogo Público é mais uma iniciativa do Programa TCU+Cidades, que visa atuar de forma pedagógica e orientativa junto aos municípios brasileiros. O propósito é contribuir com a qualificação dos gestores municipais e a atuar na prevenção das falhas que possam prejudicar o melhor uso dos recursos públicos. O programa consolida as principais linhas de atuação do TCU que impactam diretamente a gestão em âmbito municipal e destaca, também, as iniciativas parceiras dos prefeitos e demais gestores municipais.

 

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300