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Imprensa

Gestores municipais de todo o País compartilham experiências com aquisições de TI

O webinário “Aquisições de TI nos Municípios” aconteceu na última terça-feira (28/6) no âmbito do programa TCU+Cidades, iniciativa que busca atuar pedagogicamente para aprimorar a gestão pública.
Por Secom TCU
06/07/2021

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  • Gestão municipal

 

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O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou, no dia 28 de junho, o webinário “Aquisições de TI nos Municípios”. O evento, realizado no âmbito do programa TCU+Cidades, foi transmitido ao vivo pela internet.

O encontro obteve mais de 2,4 mil visualizações no canal do TCU no Youtube, com mais de 200 reações positivas. Participaram gestores municipais de todo o Brasil, representando Itabirito (MG), Pedro Afonso (TO), Marechal Floriano (ES), São José dos Campos (SP), Mesquita (RJ), Barra (BA), São Leopoldo (RS) e Campo Grande (MS), entre tantas outras cidades.

O encontro começou com a fala do ministro-substituto do TCU Augusto Sherman Cavalcanti, que observou que “as organizações públicas do mundo inteiro já são dependentes da tecnologia da informação (TI)”. Ele acrescentou que áreas críticas para o funcionamento do Estado e atendimento aos cidadãos, “como segurança pública, educação e infraestrutura, são praticamente inimagináveis sem o apoio da TI”.

 

“Há alguns anos o TCU vem realizando uma cruzada para conscientizar toda a administração pública brasileira da importância da governança em tecnologia da informação. Como a sociedade exige serviços públicos mais efetivos e a custos mais baixos, a TI tem papel a cada dia mais importante”, observou o ministro Sherman.

Ao final de sua fala, o ministro convidou todos os gestores municipais de tecnologia da informação a participarem do curso “Aquisições de TI – da origem da demanda ao resultado efetivo”, cujas inscrições foram abertas logo após o webinário, e que é oferecido pelo Instituto Serzedello Corrêa.

O curso está com as inscrições abertas até o dia 16 de julho. Já a sua realização ocorrerá de 26 de julho a 31 de agosto, com uma carga horaria estimada de 30 horas. São 150 vagas, com as aulas e tarefas totalmente a distância, mas com tutoria. Inscreva-se aqui.

Boas práticas

A secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão de Niterói (RJ), Ellen Benedetti, falou sobre sua experiência no município de Niterói. “Nossa meta é transformar Niterói em uma cidade inteligente, mas isso exige tempo e mudança de cultura”, ponderou Benedetti.

A secretária fluminense comentou sobre a criação de um portal único da Prefeitura, no qual o cidadão encontra tudo o que pode precisar em um contato com poder público municipal. “Fundamental o uso de linguagem simples, para a perfeita compreensão pelo cidadão”, salientou Ellen Benedetti.

Ela ainda comentou sobre a existência de um comitê multidisciplinar para contratações integradas do município. “Também realizamos concurso público para a admissão de analistas de TI. E estamos sempre em busca de parcerias, seja com outras cidades, seja com organismos internacionais”, contou.

Perspectiva do TCU

Rui Ribeiro, que é diretor da Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação (Sefti) do TCU, será um dos instrutores do curso de aquisições de TI. Ele destacou que, antes de ser auditor do TCU, atuou por cerca de 20 anos como servidor municipal.

Ribeiro comentou sobre alguns problemas verificados em auditorias do TCU. “Várias organizações federais possuíam seu planejamento de tecnologia da informação meramente formal. Encontramos situações de simulação de pesquisa de preços e indícios de prejuízo da ordem de 50% dos valores contratuais”, explicou o diretor da Sefti.

“Pesquisa de preços robusta, avaliação de soluções alternativas, segregação de funções, contratações planejadas em conjunto, além da avaliação e gestão de riscos são boas práticas que devem ser levadas em consideração pelo gestor prudente, que não quer cair em armadilhas”, listou Rui Ribeiro.

Central de compras

Lara Brainer, diretora da Central de Compras do Ministério da Economia, falou sobre a experiência do governo federal. “Desde 2014 a nossa especialidade, nossa área-fim, é a área-meio das outras organizações públicas. A contratação integrada é um dos principais instrumentos que utilizamos, com muitos benefícios, como o TáxiGov, por exemplo”, explicou Brainer.

O coordenador-geral de Contratações de Tecnologia da Informação e Comunicação da Central de Compras, Silvio César Lima, incentivou os gestores municipais de TI a procurarem a Central: “Usem a nossa expertise para contratações de diversas soluções tecnológicas. Procurem-nos, teremos prazer em ajudar”.

Dúvidas

Depois das palestras, os participantes do webinário puderam fazer perguntas aos palestrantes, que foram respondidas prontamente. A mediação coube aos auditores do TCU Carlos Alberto Mamede Hernandes e André Luiz Furtado Pacheco.

Assista à íntegra do webinário neste link

Serviço

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