Imprensa
Grupo Executivo do ClimateScanner realiza reuniões virtuais para planejamento de atividades
O Grupo Executivo do ClimateScanner realizou duas reuniões on-line, na última quinta-feira (22/8), para planejar os próximos passos do projeto e compartilhar as recentes atualizações. Os encontros foram realizados em dois momentos para contemplar participantes de diferentes fusos horários.
O grupo agora conta com 19 países após a recente entrada da instituição superior de controle (ISC) do Egito, atual vice-presidente da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI). Os demais integrantes são: Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Eslováquia, Filipinas, Finlândia, Índia, Indonésia, Maldivas, Marrocos, Nova Zelândia, Quênia, Reino Unido, Tailândia, além do Tribunal de Contas Europeu.
No início dos encontros virtuais, foi compartilhado um panorama dos seis workshops regionais realizados entre abril e agosto de 2024 com o treinamento de 224 auditores de 124 diferentes ISC.
Para contemplar os países que não puderam participar dos encontros, será realizado o último workshop, chamado de Last Call (Última Chamada, em português), no Rio de Janeiro, de 30 de setembro a 4 de outubro. Até o momento 16 ISC estão inscritas no evento.
Nas reuniões on-line também foram apresentadas a proposta de gráfico dos resultados nacionais das avaliações do ClimateScanner (chamada atualmente de sun chart), bem como a comunidade on-line do projeto, com informações e boas práticas compartilhadas pelos países durante a realização das avaliações.
Foi discutida, ainda, a agenda em construção para a reunião presencial do Grupo Executivo, que ocorrerá de 15 a 18 de outubro, em Brasília, no Instituto Serzedello Corrêa.
Reforçou-se também a solicitação para que os países do Grupo Executivo finalizem as avaliações dos respectivos países até o início de outubro para que os primeiros resultados nacionais sejam apresentados na COP29, no Azerbaijão.
Sobre o ClimateScanner
O ClimateScanner é uma iniciativa da presidência da INTOSAI, exercida pelo TCU, e que conta com a parceria do Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental (WGEA, do inglês Working Group on Enviromental Auditing).
O projeto conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Mundial, do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Clique e saiba mais: https://sites.tcu.gov.br/climatescanner/.
___________________________________________
SERVIÇO
Secom – AudAgroAmbiental/pc
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br