Imprensa
Ministro Augusto Nardes visita Pretória para implementar o ClimateScanner
Acompanhado de especialistas técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro Augusto Nardes realizou visita oficial à Pretória, na África do Sul, para estabelecer a implementação do ClimateScanner. A iniciativa global vai permitir uma avaliação das ações governamentais relacionadas à mudança do clima.
Durante a visita, a equipe técnica do TCU ministrou treinamentos sobre o funcionamento do ClimateScanner para autoridades sul-africanas. A visita marca importante passo na expansão global do programa, que já conta com a adesão de 127 países.
"A iniciativa do ClimateScanner é realmente um passo importante na direção de uma governança global mais efetiva sobre as mudanças climáticas. Ela traz transparência e accountability sobre os compromissos e ações dos países, além de identificar lacunas que precisam de atenção prioritária”, afirmou o ministro.
O ministro Augusto Nardes lembra que o ClimateScanner teve origem em 2012, quando ele liderou auditorias coordenadas em nove estados da Amazônia Legal do Brasil, capacitando mais de 1.200 técnicos naquela ocasião. Desde então, a metodologia foi replicada na América Latina, Portugal e Espanha e exposta nas Nações Unidas para se expandir globalmente.
"O ClimateScanner representa avanço importante no sentido de gerar maior pressão e responsabilização sobre os governos no tema das mudanças climáticas. É uma iniciativa que deve ser incentivada e expandida ainda mais”, concluiu Nardes.
Durante a visita, Nardes também esteve com autoridades sul-africanas para discutir oportunidades de cooperação e troca de experiências em auditorias ambientais e climáticas.
___________________________________________
SERVIÇO
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br