Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Nota Técnica detalha orçamento estimado das contratações em Tecnologia da Informação

Evento de divulgação do documento acontecerá no próximo dia 20, a partir das 14h, no auditório do Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília, com transmissão pelo YouTube
Por Secom TCU
13/11/2023

Categorias

  • Administração

Estão abertas as inscrições para o evento que divulgará a nota técnica “Elaboração do orçamento para as contratações públicas de bens e serviços em TI”. O encontro será no dia 20 de novembro, das 14h às 17h30, no auditório do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), em Brasília, e acontecerá na modalidade presencial e on-line.

Elaborado pela Unidade de Auditoria Especializada em Tecnologia da Informação do TCU, o documento trata de tema recorrente nos trabalhos de gestores públicos e do Tribunal: a elaboração do orçamento para as contratações públicas de bens e serviços em TI.

Dividido por assunto e de fácil consulta, a Nota Técnica permite que o leitor possa conhecer, de forma aprofundada, os diversos aspectos e riscos envolvidos na elaboração do orçamento de contratações públicas.

No material estão detalhados tópicos como: pesquisas de mercado, pesquisa de preços, definição das quantidades a contratar, fontes de preços a consultar, cotação junto a fornecedores, formas de cálculo dos preços estimados, análise crítica dos preços coletados e documentação das atividades envolvidas. Ao final de cada item ou grupo de itens, são expostos entendimentos que sintetizam as análises feitas.

A nota foi elaborada no âmbito do processo TC 016.997/2020-4, em resposta ao Acórdão 1.756/2021-Plenário, de relatoria do ministro-substituto André de Carvalho, item 9.2.

O encontro é voltado a gestores públicos, unidades de assessoria jurídica, unidades de auditoria interna e outros órgãos de controle externo.

O material já está disponível para consulta no Portal do TCU.

 

_____________________________________________

SERVIÇO

O QUÊ: Lançamento da Nota Técnica “Elaboração do Orçamento Estimado de Contratações Públicas de Bens e Serviços em TI”.

QUANDO: Dia 20 de novembro, segunda-feira, no Auditório do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), em Brasília, com transmissão pelo YouTube.

HORA: Das 14h às 17h30.

INSCRIÇÕES: Presencial e On-line.

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300