Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Novo Manual de Auditoria Operacional está em consulta pública

O documento, que reflete a evolução dos métodos e técnicas empregados pelo TCU e por outras entidades fiscalizadoras superiores (EFS), estará aberto para o recebimento de contribuições até o dia 30 de agosto
Por Secom TCU
03/06/2019

Encontra-se em consulta pública no Portal-TCU o novo Manual de Auditoria Operacional. O objetivo é obter sugestões que possam contribuir para o aprimoramento do normativo.

O Manual de Auditoria Operacional busca definir princípios e padrões que orientem a realização e o controle de qualidade desse tipo de auditoria. E destina-se a todos os auditores do TCU e de outras entidades de fiscalização que queiram aplicar as normas internacionais de auditoria operacional em seus trabalhos.  

Essa é a quarta versão do manual, publicado inicialmente em 1998 e revisto em 2000 e 2010. A versão atual diferencia-se das anteriores porque aborda todo o ciclo da auditoria operacional; inclui novas referências; e está alinhado às Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Issai), da International Organization of Supreme Audit Institutions (Intosai).

O documento reflete a evolução dos métodos e técnicas empregados pelo TCU e por outras entidades fiscalizadoras superiores (EFS), por meio da acumulação de experiência na execução de auditorias operacionais. Na elaboração do manual, foram consideradas as melhores experiências internacionais sobre o tema e as contribuições de profissionais da Corte de Contas.

Acesse aqui o documento. As críticas e sugestões podem ser enviadas até o dia 30 de agosto para o e-mail semec@tcu.gov.br. Não deixe de colaborar!

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300