Imprensa
Novos auditores do TCU tomam posse em Brasília
Nesta quinta-feira (23/11), 64 novos Auditores Federais de Controle Externo tomaram posse no Tribunal de Contas da União (TCU). A solenidade foi realizada no auditório Ministro Pereira Lira, na sede do Tribunal, em Brasília. O presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, deu posse aos novos servidores e ressaltou o aumento da representação feminina na Corte de Contas.
“A valorização da presença feminina nesta turma nos enche de alegria. Reconhecemos que ainda temos longo caminho a percorrer em termos de igualdade de gênero, mas a representação de 28% de mulheres entre os nomeados é significativa. Historicamente, apenas 12% das mulheres entravam em cada concurso do tribunal, e agora, com 28%, temos esperança de uma presença feminina ainda maior nos próximos anos”, destacou Dantas.
“Meu desejo genuíno e verdadeiro é que vocês sejam felizes a partir de agora, pois, se vocês forem felizes, certamente os resultados para aqueles que acreditam em nosso trabalho e para o povo brasileiro serão positivos”, complementou.
A procuradora-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU), Cristina Machado, também felicitou as auditoras nomeadas. “Vocês, mulheres que estão presentes hoje, são a prova de que estamos no caminho certo. Desejo que vocês nunca se percam de vocês mesmas, que nunca busquem se enquadrar em padrões pré-concebidos por uma sociedade ainda, infelizmente, marcadamente patriarcal. Que cada uma de vocês seja inspiração e que esse efeito multiplicador nos permita ter uma sociedade cada vez mais justa e solidária”, afirmou. Critina Machado é a primeira mulher a ocupar a posição procuradora-geral em 130 anos de existência do MPTCU.
Ela também ressaltou a importância do cargo que os novos auditores irão ocupar. “Vocês foram aprovados em um dos concursos mais difíceis da administração pública. Ingressam hoje não em um cargo qualquer, pois os auditores do Tribunal de Contas da União têm uma missão fundamental para a sociedade: zelar pelo erário e regular o uso dos recursos públicos. Os auditores que aqui trabalham, aos quais vocês hoje se juntam, são a alma dessa instituição centenária. É o trabalho deles que permite a esta Casa estar entre as mais conceituadas instituições de superiores de controle no mundo”, frisou.
O representante dos recém-empossados, o auditor Claudio d'Almeida Pimentel Corrêa, discursou em nome dos novos servidores. “Hoje, gostaria de expressar, antes de tudo, nossos sentimentos de gratidão. Poucos conhecem a trajetória de lutas e glórias que sintetiza a vida de cada um de nós para chegarmos até aqui. Como diria um colega, o sucesso é a soma dos fracassos de alguém que não desistiu. Estamos agora entrando em uma Casa que não só valoriza seus servidores, mas também se empenha em extrair o melhor de cada um de nós. Somos homens, mulheres, negros, brancos, pardos, LGBTQIA+, formando juntos o mosaico que representa um pouco da realidade do nosso país. Temos uma dívida de gratidão com a sociedade e o povo brasileiro, em especial aqueles mais vulneráveis. A eles também oferecemos essa significativa vitória no dia de hoje e desejamos poder, um dia, destinar o resultado de nosso trabalho à defesa do interesse público”, declarou.
O titular da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep), Egbert Nascimento Buarque, fez a leitura do termo de posse dos auditores. Participaram da cerimônia o ministro do TCU Jorge Oliveira, a secretária-geral de Controle Externo, Ana Paula Sampaio, o secretário-geral adjunto da Presidência, Felício Ribas Torres e o secretário-geral de Administração, Marcio Albuquerque.
Os profissionais foram aprovados no último concurso público realizado em 2021. O certame contou com um total de 19.932 candidatos inscritos.
Acesse aqui a íntegra do evento.
_____________________________________________
SERVIÇO
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br