Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Outubro é o mês de fazer a prova de vida para o TCU

Este ano, aposentados e pensionistas podem fazer a prova de vida pelo aplicativo gov.br, sem necessidade de comparecer presencialmente ao TCU
Por Secom TCU
16/09/2022

prova_vida_aposentadospensionista_banner_portalinterno_externo_649X399px.png

Entre os dias 1º e 31 de outubro, os aposentados e pensionistas do Tribunal de Contas da União (TCU) precisam fazer a prova anual de vida. Essa é uma exigência legal para a continuidade dos pagamentos dos benefícios previdenciários, regida pela Portaria-TCU nº 206, de 21 de dezembro de 2020.

A novidade deste ano é que a prova de vida pode ser feita pelo aplicativo gov.br, sem necessidade de comparecer presencialmente ao TCU. Para isso, é preciso ter a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além do aplicativo, a prova de vida pode ser feita a distância, por meio do envio de documento comprobatório de vida. Outra opção é comparecer presencialmente à sede do Tribunal, em Brasília, ou às Secretarias do TCU nos estados.

Para a prova de vida a distância, não será aceito o formulário de atualização cadastral com firma reconhecida por autenticidade.

O TCU preparou uma cartilha que traz orientações detalhadas sobre cada uma das modalidades da prova de vida. O documento tem informações sobre a documentação necessária, prazos, além de um passo a passo para realização da prova de vida pelo aplicativo gov.br.

Acesse aqui a cartilha

 

Criamos um assistente virtual pra te ajudar a fazer a Prova de Vida: https://form.typeform.com/c/kV2vZGIs

 

Assista ao vídeo com o passo a passo para fazer a Prova de Vida pelo aplicativo GOV.BR:

Mais informações podem ser obtidas com a Central de Atendimento de Serviços Administrativos (CASA), pelo telefone 0800 644 1500, opção 2 ou pelo e-mail casa@tcu.gov.br.

 

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300