Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Parlamento Europeu busca inspiração no TCU para uso de inteligência artificial

Em videoconferência, a equipe do Tribunal apresentou ferramentas utilizadas internamente, como o ChatTCU, e destacou o trabalho em colaboração entre as áreas de controle externo e de tecnologia da informação
Por Secom TCU
27/03/2024

O Tribunal de Contas da União (TCU) foi procurado recentemente pelo Comitê de Controle Orçamentário do Parlamento Europeu, interessado em explorar práticas inovadoras em auditoria e controle orçamentário, com foco na utilização de inteligência artificial (IA).

Em reunião por videoconferência, a representante do Parlamento Europeu, Christine Stedtnitz, conversou com os auditores do TCU Eric Hans e Aloísio Dourado, a fim de compreender como a Corte de Contas brasileira emprega a IA para aprimorar o controle dos gastos públicos e combater a fraude e a corrupção.

Os servidores destacaram que a colaboração entre as áreas de controle externo e de tecnologia da informação impulsiona a evolução digital no Tribunal e usaram como exemplo o ChatTCU. A ferramenta inovadora vem sendo gradativamente aprimorada para fornecer respostas rápidas e precisas, inclusive a partir de documentos carregados pelos próprios usuários.

Durante a demonstração da solução, a representante do Parlamento Europeu ficou impressionada com a capacidade do ChatTCU de fornecer respostas embasadas, inclusive indicando a fonte de onde a informação foi extraída. A equipe do TCU ressaltou que a segurança e a confiabilidade dos dados são prioridades, com o sigilo das informações que trafegam pelo ChatTCU garantido pelo contrato com a Microsoft.

800x450px_TI.png

Comprometimento com a inovação e transparência

A o longo da reunião, Hans e Dourado ressaltaram o compromisso do Tribunal em investir no uso de IA para aprimorar o controle dos gastos públicos. Os auditores pontuaram que com investimentos adequados em treinamento e mitigação de riscos, a inteligência artificial pode trazer benefícios significativos não apenas para o controle, mas também para toda a administração pública.

A demonstração de interesse do Parlamento Europeu fortalece a posição internacional do TCU na busca por soluções inovadoras e eficazes no controle e fiscalização dos recursos públicos, contribuindo para a promoção da transparência e da integridade em nível global.

_____________________________________________

SERVIÇO

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300