Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Pesquisa sobre transparência de portais públicos será divulgada em seminário no próximo dia 13

Pelo menos oito mil portais públicos foram avaliados. O encontro de divulgação é promovido pela Atricon em conjunto com os Tribunais de Contas da União e do Estado do Mato Grosso
Por Secom TCU
06/11/2023

Categorias

  • Administração

A avaliação do nível de transparência de pelo menos 8 mil portais públicos será divulgada, no próximo dia 13 de novembro, durante o seminário “Transparência em foco: controle e participação social”, que reunirá especialistas na área para debater os avanços e desafios da efetividade da disponibilização de dados públicos no Brasil. O encontro ocorrerá a partir das 9h, na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. Restam poucas vagas para participação presencial. Faça a sua inscrição.

O seminário é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em conjunto com os Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado do Mato Grosso (TCE-MT). Entre os temas que serão debatidos estão a indução da transparência pelos órgãos de controle, os mecanismos de estímulo à ampliação da disponibilização de dados pelo Poder Público e a compatibilização entre a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Os debates serão transmitidos pelo canal do TCU no YouTube.

A metodologia da avaliação dos portais prevê a verificação de pelo menos cem itens em cada um dos sites. Os dados serão disponibilizados no site Radar da Transparência Pública. No site, é possível verificar o nível de transparência dos Poderes Executivos, Legislativos, Judiciário, dos Ministérios Públicos, dos Tribunais de Contas e das Defensorias Públicas das três esferas de governo: União, Estados, Municípios e Distrito Federal. Os portais públicos são classificados nas categorias diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente, de acordo com o índice de transparência alcançado.

A iniciativa tem o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

Os debates serão transmitidos pela manhã e à tarde, no canal do TCU no YouTube.  

Veja a seguir a programação e inscreva-se.  
 

_____________________________________________

SERVIÇO

Seminário “Transparência em foco: controle e participação social”.

Data e horário: 13 de novembro, das 9h às 18h.

Locais: Auditório Ministro Pereira Lira – Sede do TCU / Canal do TCU no Youtube pela manhã e tarde.

Secom – CL/pc

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300