Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Publicação estabelece critérios para avaliar políticas públicas implementadas por meio de incentivos fiscais

O Referencial de Controle de Benefícios Tributários busca subsidiar o trabalho do controle externo na área e propõe um modelo para avaliar a maturidade das políticas públicas
Por Secom TCU
02/12/2022

MicrosoftTeams-image.png

O TCU lançou, nesta semana, o Referencial de Controle de Benefícios Tributários. Trata-se de mais um documento publicado pelo Tribunal para subsidiar o trabalho do controle externo no que se refere a renúncias de receitas.

De 2016 a 2020, os incentivos e benefícios de natureza tributária representaram, em média, 4,3% do Produto Interno Bruno (PIB), o dobro do observado no início dos anos 2000. Em 2022 estima-se que os gastos tributários totalizem mais de R$ 348 bilhões.

O TCU tem acompanhado o crescimento da relevância dos benefícios tributários na economia. Desde o ano 2000, o Tribunal aponta riscos ao equilíbrio fiscal decorrentes do crescimento das renúncias de receitas, além de problemas na formulação, no processo decisório e no monitoramento e na avaliação que colocam em risco a eficiência e os resultados dos benefícios tributários enquanto instrumentos de financiamento de políticas públicas.

Sobre o Referencial

O documento tem como objetivo estabelecer uma estrutura de critérios comuns que possam compor um modelo para avaliar a maturidade das políticas públicas implementadas por meio de incentivos fiscais, orientando e sistematizando ações de controle, de modo a contribuir para a melhoria do desempenho e dos resultados das políticas públicas, por meio do aprimoramento de seu processo de formulação, implementação e avaliação.

Além de tornar as ações de controle mais robustas, o Referencial também procura orientar a atuação dos gestores públicos divulgando um conjunto de boas práticas identificadas a partir da legislação e da literatura nacional e internacional.

Mais informações estão disponíveis no portal de governança do TCU, onde estão disponíveis, além do Referencial, outros documentos de governança e políticas públicas.

Você também pode acessar seguindo o seguinte caminho: Portal do TCU > Contas e Fiscalização > Governança > Governança Pública > Políticas Públicas > Referências.

Sobre as políticas governamentais

As políticas governamentais podem ser financiadas por diferentes formas, a mais comum é por meio do orçamento público. Porém, quando o Estado busca incentivar determinados comportamentos das pessoas e empresas ou fomentar setores econômicos específicos renunciando parte de sua arrecadação de tributos, ele também promove objetivos de políticas públicas e estas devem ser avaliadas como tais.

Acesse o Referencial de Controle de Benefícios Tributários

 

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300