Notícias

Segunda etapa do projeto de intercâmbio sobre mulheres na liderança acontece nesta semana

Encontro reúne representantes de Instituições Superiores de Controle da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Os debates abordam temas como diversidade, inclusão e orçamentação sensível ao gênero

Por Secom

ALJ_2406.JPG

Nesta segunda-feira (27/11), o Tribunal de Contas da União (TCU) deu início à segunda etapa do Programa de Intercâmbio em Controle e Gestão Pública do Tribunal de Contas da União (ProInter-TCU), instituído em maio deste ano. Esta edição tem como foco o tema “Mulheres na Liderança”. Participam da iniciativa 15 auditoras que ocupam posições de liderança nas Instituições Superiores de Controle da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OISC-CPLP).

A semana de atividades vai até dia 1º de dezembro e trará discussões voltadas à diversidade, inclusão e orçamentação sensível ao gênero. No primeiro dia de encontro, as participantes debateram sobre prevenção e combate ao assédio, além de estratégias de controle em Direitos Humanos e Equidade. Também foi ministrado curso sobre mulheres na liderança, com a filósofa e professora da Escola Nacional de Administração (ENA) da França, Gisèle Szczyglak.

A secretária-geral de Controle Externo do TCU, Ana Paula Sampaio, ressaltou a importância da iniciativa. “Esse evento tem o potencial de colocar mulheres que estão em uma posição de promover a mudança, em busca de uma sociedade mais justa e igualitária, num patamar ainda mais elevado em termos de consciência e mais recursos para promover essa mudança por meio da troca de experiências. Quando a gente fala em equidade, a gente fala em eficiência e eficácia, em aproveitar os nossos recursos humanos”, afirmou durante a abertura.

Entre os objetivos do projeto, está divulgar boas práticas nas áreas administrativas das instituições de controle, especialmente quanto à aplicação de recomendações da política de gênero e não discriminação da Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs).

A diretora de cooperação internacional do TCU, Raisa Ojala, destacou a relevância da atuação das mulheres nas organizações, em todos os cargos e funções. “É uma jornada que não depende de títulos, a gente exerce liderança nas equipes independente do cargo, e assim podemos contribuir para nossas equipes. No cenário que temos hoje, é essencial a gente se impor, fazer nossa voz ser ouvida e celebrar a nossa competência como líderes. Esse programa, mais do que uma oportunidade de intercâmbio, é um marco na promoção da igualdade de gênero na liderança”, finalizou.

Pelo TCU, também estiveram presentes na abertura da reunião o secretário-geral da Presidência, Frederico Dias, e o secretário-geral de Administração, Marcio Albuquerque.

ProInter - Mulheres na Liderança - Dia 1 27/11/2023

SERVIÇO

Secom – CB/pc

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br