Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU apresenta mais uma etapa do projeto Força Tarefa Cidadã

Até setembro, estão previstas avaliações de mais de 2,3 mil municípios brasileiros. O objetivo é verificar se os municípios cumprem as normas previstas na Lei de Acesso à Informação e outros requisitos da transparência pública
Por Secom TCU
09/08/2021

Categorias

  • Gestão municipal

 

MicrosoftTeams-image _7_.png

Nesta quinta-feira (12/8), das 14h às 15h, o TCU apresentará a prefeitos e gestores municipais a agenda de trabalho para agosto e setembro do projeto Força Tarefa Cidadã. O projeto tem a parceria das Redes de Controle nos estados e do Observatório Social do Brasil. Para o período, estão previstas  avaliações  da transparência pública de mais de 2,3 mil municípios em oito estados.

O trabalho será executado por avaliadores voluntários capacitados por equipes de auditores do TCU, da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS). O objetivo é verificar se os municípios disponibilizam e cumprem as normas previstas na Lei de Acesso à Informação (LAI), além de outros preceitos da transparência pública.   

É importante a participação de prefeitos, controladores e ouvidores para que sejam conhecidos os critérios de avaliação, além da preparação do município para alcançar bons resultados. A programação prevê uma rodada de esclarecimento de dúvidas.

O encontro terá a participação da presidente do TCU, ministra Ana Arraes; do ministro da CGU, Wagner Rosário; do secretário-executivo da Rede de Controle, Marcio Emmanuel Pacheco; do presidente do Conselho Superior do Observatório Social do Brasil, Raul Groppo; e do presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski.

Sobre o Força Tarefa Cidadã

Nasceu durante a pandemia da Covid-19 diante da necessidade de transparência nas compras públicas a partir da flexibilização dos processos licitatórios previstos na Lei 13.979/2020.  A Força Tarefa engloba um conjunto de ações de monitoramento de portais de transparência realizado por voluntários e técnicos. O foco é a disponibilização de informações e documentos relativos às despesas efetuadas por estados e municípios no enfrentamento à Covid-19.

Sobre o evento

O quê: Força Tarefa Cidadã - Compromisso pela Transparência Pública

Dia: Quinta-feira (12/8)

Hora: Das 14h às 15h

Onde:  Canal do TCU no Youtube  

Não é necessário credenciamento ou inscrição prévia.

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300