Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU apresenta Referencial de Controle de Benefícios Tributários à sociedade

Nesta quinta-feira (7/4), às 14h30, o Tribunal apresenta a versão preliminar do documento. O objetivo é colher críticas e sugestões ao Referencial, que objetiva orientar a atuação do controle externo na fiscalização dos incentivos fiscais.
Por Secom TCU
05/04/2022

MicrosoftTeams-image _3_.pngO Estado possui diferentes alternativas de ação quando busca solucionar um problema da sociedade. Por exemplo, diante de um contexto de fome e desnutrição, o governo pode optar por adquirir alimentos e distribuir em comunidades carentes, pode celebrar convênios com entidades sem fins lucrativos, pode realizar transferências de renda ou pode reduzir os impostos sobre produtos alimentícios com vistas a reduzir seu preço e facilitar o acesso.

O Referencial de Controle de Benefícios Tributários (RCBT) foi elaborado pelo TCU de forma a orientar o controle e a fiscalização dos benefícios tributários quando utilizados como instrumentos de promoção de objetivos de políticas públicas, no tratamento estatal de problemas públicos.

O objetivo do Referencial é estabelecer uma estrutura de critérios comuns que possam compor um modelo para avaliar a maturidade das políticas públicas implementadas por meio de incentivos fiscais. O documento busca orientar e sistematizar ações de controle, de modo a contribuir para a melhoria do desempenho e dos resultados das políticas públicas, por meio do aprimoramento de seu processo de formulação, implementação e avaliação.

Para apresentar a versão preliminar do Referencial à sociedade e especialistas, o TCU realiza painel nesta quinta-feira (7/4), às 14h30, com transmissão pelo canal oficial do TCU no Youtube. O objetivo do encontro é colher contribuições ao documento e validar as boas práticas e critérios elencados pelo Referencial.

Participam do painel representantes do Ministério da Economia, da Receita Federal, do Tesouro Nacional, da Controladoria-Geral da União (CGU), do Senado Federal, da Câmara de Deputados, de tribunais de contas estaduais (TCEs) e pesquisadores da Academia.

Público-alvo: auditores do TCU, CGU e TCEs; representantes do Poder Executivo de órgãos com atuação em benefícios fiscais e representantes do Poder Legislativo.

Painel do Referencial de Controle de Benefícios Tributários

Data: quinta-feira (7/4)

Horário: às 14h30

Transmissão: https://youtu.be/jxLaPL8xb6U

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300