Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU coordena workshop sobre ClimateScanner em evento internacional

O ClimateScanner é uma iniciativa da presidência da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai), exercida pelo TCU. O objetivo é desenvolver metodologia para avaliar as ações dos governos relacionadas às mudanças climáticas
Por Secom TCU
17/03/2023

contentvvvv.png

O Tribunal de Contas da União (TCU) foi responsável pelo workshop que abordou o ClimateScanner na 19ª reunião do Comitê Diretivo do Grupo de Trabalho da Intosai sobre Auditoria Ambiental (Intosai WGEA, do inglês Work Group on Enviromental Auditing). O encontro foi realizado esta semana na cidade de Rabat, no Marrocos.

Na ocasião, o diretor da Unidade de Auditoria Especializada em Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (AudAgroAmbiental), Carlos Lustosa, e o coordenador do projeto ClimateScanner, Dashiell Velasque, conduziram a discussão sobre o aprimoramento da ferramenta que vai avaliar as ações governamentais relacionadas às mudanças do clima. 

contentdfdfdf.jpg

O workshop abordou aspectos técnicos que podem auxiliar na estruturação do framework, que servirá para padronizar as informações e análises necessárias à aplicação do ClimateScanner. Como resultado, foram mapeadas áreas de maior impacto, risco e relevância relacionadas à governança, financiamento climático e políticas públicas. Também foram discutidas estratégias de comunicação para alavancar o alcance da iniciativa e de capacitação para a aplicação da ferramenta.

Os membros do Comitê Diretivo do WGEA que participaram da reunião foram Brasil, Canadá, China, Egito, Estados Unidos, Estônia, Filipinas, Índia, Indonésia, Maldivas, Marrocos, Nigéria, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Tailândia e Tribunal de Contas Europeu.

 

content _2_ccccc.pngÀ frente da Intosai, Bruno Dantas participa da abertura da reunião do Comitê do WGEA

O presidente do TCU Bruno Dantas, que também preside a Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai), discursou na abertura da 19ª reunião do Comitê do WGEA. Dantas ressaltou que o grupo é referência no desenvolvimento de produtos relevantes de forma colaborativa e que trabalha para manter o diálogo e a interação com os principais atores envolvidos nas questões ambientais.

Para o ministro, o ClimateScanner “é um esforço conjunto das instituições superiores de controle para fornecer uma avaliação abrangente e independente do status global das ações governamentais de enfrentamento aos desafios das mudanças climáticas. É uma grande contribuição que a Intosai pode oferecer ao planeta”.

O ministro Jorge Oliveira também participou do encontro.

Auditoria global liderada pelo TCU

ClimateScanner é uma iniciativa da presidência da Intosai, exercida pelo TCU, e que conta com a parceria do WGEA. O principal objetivo é desenvolver metodologia para permitir às instituições superiores de controle (ISC) promoverem uma avaliação rápida do estágio de implementação das ações dos respectivos governos nacionais relacionadas às mudanças do clima. A consolidação dessas avaliações também possibilitará a obtenção de uma visão ampla do desenvolvimento das ações em nível global.

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300