Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU e Ministério da Economia firmam acordo em prol de estratégias digitais

O acordo foi assinado no dia 7/12 pelo presidente do Tribunal, ministro José Mucio Monteiro, e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. O objetivo é promover, por meio de ações integradas, o intercâmbio de informações, experiências e tecnologias que contribuam para a Estratégia Digital do TCU e para a Estratégia de Governo Digital 2020-2022
Por Secom TCU
17/12/2020

 

foto-240x180_presidencia_acordo02.png

O Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério da Economia (MEcon) firmaram acordo de cooperação técnica que tem por objetivo promover, por meio de ações integradas, o intercâmbio de informações, experiências e tecnologias que possam contribuir conjuntamente para a Estratégia Digital do TCU e para a Estratégia de Governo Digital 2020-2022. O acordo foi assinado na segunda-feira (7/12) pelo presidente do Tribunal, ministro José Mucio Monteiro, e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

foto-240x180_presidencia_acordo.pngEntre as ações previstas, está o desenvolvimento e a integração de sistemas e soluções informatizadas visando à transformação digital, em especial, dos modelos de gestão e fiscalização de pessoal no âmbito do poder Executivo federal.

A ideia é, no futuro, permitir a emissão de alertas preditivos de indícios de irregularidades aos gestores. “Esse é um passo fundamental para fortalecer a atuação preventiva e viabilizar os produtos idealizados na Estratégia Digital do TCU”, avalia o secretário-geral da Presidência, Maurício Wanderley. “O compartilhamento de dados possibilita a criação de trilhas de auditorias e, com isso, a geração de alertas para que o próprio gestor possa corrigir uma eventual irregularidade. Isso contribui para a melhor gestão do recurso público”.

Benefício para a sociedade

Em comunicação feita durante a sessão extraordinária de terça-feira (8/12), o ministro Aroldo Cedraz afirmou que o principal ganho é para a sociedade brasileira, “uma vez que os recursos que deixarão de ser desviados graças aos novos controles poderão ser aplicados na melhoria dos serviços prestados à população”.

“É importante ressaltar que o acordo em questão também trará ganhos diretos para o TCU, uma vez que grande parte das irregularidades mais comuns poderão ser sanadas pelos próprios gestores, a partir de alertas emitidos pelos algoritmos preditivos, liberando assim nossa força de trabalho para atuar em casos de maior relevância”, destacou Cedraz.

Sobre a Estratégia Digital

A Estratégia Digital visa redesenhar a forma de atuação do Tribunal no contexto digital e impulsionar o impacto das ações de controle para a administração pública e a sociedade. A iniciativa foi aprovada na sessão plenária do dia 16/9/2020 e prevê ações para o horizonte de cinco anos. Inicialmente, foram priorizadas quatro áreas: fiscalização de pessoal, infraestrutura, transferências da União e acompanhamento da gestão das Instituições Federais de Ensino (IFEs).

Assista ao vídeo e conheça mais sobre a Estratégia Digital do TCU. 

 

Serviço

Secom

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300