Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU e MRE discutem realização do congresso mundial da Intosai

O XXIV Incosai ocorrerá em 2022 e será presidido pelo Tribunal de Contas da União. O evento reúne titulares, associados e afiliados da Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores
Por Secom TCU
10/08/2021

foto-240x180_destaque.pngA presidente e o vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Arraes e ministro Bruno Dantas, reuniram-se, no dia 6 de agosto, com o titular do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixador Carlos Alberto França, para tratar da organização do Congresso Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Incosai).  

“Gostaria de convidar o ministro a participar do XXIV Incosai, que ocorrerá em novembro de 2022, na cidade do Rio de Janeiro. Este será um acontecimento muito importante para o Brasil e o apoio do MRE é fundamental para que possamos realizar o melhor evento possível”, ressaltou a ministra Ana Arraes, ao abrir o encontro. 

O chanceler brasileiro agradeceu o convite e afirmou que o Itamaraty está à disposição do TCU para auxiliar na organização do congresso: “Gostaria de agradecer a oportunidade e dizer que é com muita honra que aceito o convite para participar de um encontro tão relevante. Podemos estabelecer um plano de trabalho e atuar conjuntamente em questões operacionais, logísticas e outras”.

A reunião contou com a presença do secretário-geral da Presidência do TCU, Adriano Amorim, e da secretária de Relações Internacionais do Tribunal, Anahi Pereira. Pelo ministério, estiveram presentes a chefe do Escritório de Representação Regional do Rio de Janeiro, embaixadora Márcia Maro, e o secretário de Controle Interno, embaixador Marcos Leal Raposo Lopes.

Reconhecimento – O Congresso Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Incosai) é o órgão supremo da Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai). Ele reúne membros titulares, associados e afiliados da entidade, com o propósito de tomar decisões estratégicas.

O encontro acontece a cada três anos e é chefiado pelo presidente da Entidade Fiscalizadora Superior (EFS) do país onde é realizado. O último foi em Moscou (Rússia), em 2019. O próximo será em novembro de 2022, no Brasil.

Na ocasião, a Corte de Contas assumirá a presidência da Intosai para o triênio 2022-2025. “A presidência da Intosai se inicia com a realização do congresso mundial da entidade. Isso é motivo de muito orgulho para nós”, disse o ministro Bruno Dantas. “Historicamente, a relação do TCU com o Itamaraty é de colaboração. O apoio, a expertise e a visão estratégica do MRE nos ajudarão a fazer uma gestão à frente da Intosai em favor do Estado brasileiro, obtendo bons frutos para a maior inserção do Brasil no cenário internacional. Estamos muito felizes com essa parceria”.

O vice-presidente do Tribunal também destacou que, nos últimos anos, o TCU tem vivido “um momento especial” de relacionamento com as demais EFS. “Atualmente nós ocupamos a vice-presidência da Intosai e presidimos o principal comitê da organização - o Comitê de Normas Profissionais, que discute, aprova e dissemina regras de auditoria que são parâmetros internacionais de qualidade. Esse é o reconhecimento dos nossos parceiros ao trabalho que temos desenvolvido”, reiterou o ministro Bruno Dantas.

Cooperação Rússia-Brasil – Atual presidente da Intosai, a Câmara de Contas da Federação Russa também se colocou à disposição do TCU para apoiar na transição da presidência da organização. A iniciativa foi sinalizada na reunião com a EFS russa ocorrida em julho, da qual participaram a ministra Ana Arraes e a secretária Anahi Pereira. 

Um dos legados da Câmara de Contas ao deixar a presidência da Intosai é a University of Intosai (U-Intosai), que visa a responder à necessidade da comunidade internacional de auditoria em consolidar as atividades de capacitação de órgãos e instituições da entidade. Uma das propostas de expansão da plataforma é disponibilizar cursos criados pelo TCU e ampliar as ofertas em português.

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300