TCU e Udesc promovem quinto webinário sobre participação cidadã no controle externo
Evento, no dia 30 de junho, aborda experiência dos tribunais de contas em inovação e atuação da sociedade na fiscalização do uso de recursos públicos
Por Secom
O Tribunal de Contas da União (TCU), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc/Esag), por meio do grupo de pesquisa Politeia, e o Instituto Serzedello Corrêa (ISC) promovem o 5º Webinário Participação Cidadã e Inovação no Controle: experiências de tribunais de contas e suas interações na próxima terça-feira (30/6), a partir das 15h.
O quinto webinário é o penúltimo encontro da série de reuniões virtuais promovidas pelo TCU e a Udesc, desde março. Nesta edição, os debatedores vão discutir a relação entre inovação pública e participação cidadã no trabalho realizado pelos tribunais de contas e em suas interações para realizar o controle público.
A partir de perspectivas e experiências como as do TCU e as de tribunais de contas estaduais e municipais, serão abordadas questões relacionadas à inovação por meio da participação cidadã, à promoção da inovação nos tribunais de contas, considerando a cultura organizacional que os caracteriza e os desafios e obstáculos para isso. Serão discutidas, também, as interações com outras instituições, gestores públicos e cidadãos.
A mediação será da professora e pesquisadora Paula Chies Schommer, uma das líderes do grupo de pesquisa "Politeia - Coprodução do Bem Público, Accountability, Inovação e Sustentabilidade" e docente do curso de administração pública da Udesc/Esag. Para ela, esta edição é especial por abordar como a participação cidadã pode ajudar o controle público a ser mais aberto e inovador nos métodos e resultados. Além disso, diz a professora, é interessante porque buscará debater a inovação nas formas de envolver a população nos processos de controle.
"Quando se pensa em controle como conformidade a regras pré-definidas, é mais difícil inovar. Já quando se pensa em controle como meio para melhorar processos e serviços e gerar valor para a sociedade, abrem-se muitas possibilidades de inovação e aprendizagem", explica Paula.
Efetividade, transparência e conexão
Na visão do auditor do TCU Luiz Gustavo Andrioli, um dos organizadores da série de webinários, esta quinta edição convida à reflexão sobre um tema cada vez mais relevante para o controle externo: como aproximar a fiscalização da realidade do cidadão, de forma a tornar a atuação dos tribunais de contas mais efetiva, transparente e conectada aos desafios da sociedade.
"Ao usar a participação cidadã como ponto de partida, o encontro propõe uma conversa sobre novas formas de ouvir a população, compreender melhor os problemas públicos e incorporar inovação às práticas de controle", afirma Andriolli.
Os participantes vão discutir a conexão entre o impacto da participação cidadã e a inovação no controle público como motor de novas soluções em políticas públicas. Os debates vão propor, ainda, caminhos para modernizar a cultura organizacional, fortalecendo o rigor técnico e a segurança jurídica das funções de fiscalização. O evento também apresentará modos de mensurar e avaliar os resultados das iniciativas inovadoras, com metodologias que comprovem a inovação em termos reais de eficiência e transparência, por exemplo.
Confira os painelistas do encontro:
- Henrique Ziller, auditor federal de controle externo do TCU, coordenador do projeto Juntos pelo Cidadão, com experiência em controle externo, controle interno em governo estaduais e controle social.
- Renato Costa, auditor do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TC-SC), autor de tese de doutorado sobre controle aberto desenvolvida na Udesc/Politeia.
- Fabi Ruas, auditora-chefe adjunta da InovaAud/TCU, que busca aproximar inovação, tecnologia, escuta e impacto público.
- Victória Vilvert Costa, secretária de Transparência e Accountability no município de Brusque (SC), com experiência em controle interno e controle social.
Assista aqui aos webinários anteriores:
1° Webinário - A participação cidadã como dimensão estratégica para o controle externo
2° Webinário - Cidadãos e auditores juntos no acompanhamento de obras públicas
3° Webinário - Participação cidadã no planejamento anual das auditorias nos Tribunais de Contas brasileiros: uma perspectiva comparada
Serviço:
- Evento: 5º Webinário Participação Cidadã e Inovação no Controle: experiências de Tribunais de Contas e suas interações
- Data: 30 de junho (terça-feira)
- Horário: das 15h às 16h30
- Programação e inscrições: Portal do Instituto Serzedello Corrêa
- Organização: TCU, Udesc Esag/Politeia, Instituto Serzedello Corrêa (ISC)
Informações para a imprensa
Secretaria de Comunicação do TCU - imprensa@tcu.gov.br | (61) 3527-7085 (WhatsApp).
Assessoria de Comunicação em Ciência do Politeia - Udesc/Esag - jornalista Marcelo Barcelos | (48) 99181-0190.
Secom: IK/pc
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br