Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU formaliza ao Itamaraty interesse em vaga no Conselho de Auditores da ONU

Ministério das Relações Exteriores será responsável pelas tratativas da candidatura do Brasil à vaga ocupada pelo Chile junto às Nações Unidas
Por Secom TCU
10/08/2022

O vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, entregou ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) a manifestação formal pelo interesse na candidatura da Corte de Contas ao Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU).

A reunião com o ministro das Relações Exteriores, embaixador Carlos Alberto Franco França, foi realizada nesta quarta-feira (10/8), no Palácio Itamaraty, em Brasília.

A principal função do Board of Auditors é promover auditoria externa nos recursos financeiros utilizados pela ONU. O conselho também é responsável por fazer recomendações aos órgãos auditados para melhoria da governança e gestão dos recursos.

Mencionando a aproximação do momento em que o Brasil assumirá a presidência da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai), em novembro deste ano, o ministro Bruno Dantas destacou que a parceria com o MRE tem sido essencial para o planejamento do TCU. “No momento em que discutimos a proposta de candidatura ao Conselho de Auditores da ONU, houve reconhecimento unânime do Plenário do Tribunal em relação ao apoio e à importância do Itamaraty como nossa instituição de Estado”, observou Dantas.

Com a formalização do interesse da Corte de Contas na candidatura ao conselho, o MRE coordenará as tratativas e negociações com a Assembleia Geral da ONU, em razão do relacionamento do Brasil com a organização.

 

“Levar a candidatura do Tribunal de Contas da União ao Conselho de Auditores da ONU é motivo de muito orgulho para o MRE. A iniciativa será uma grande oportunidade de ampliação da participação do Brasil nos fóruns internacionais”, acredita França.

 

Conselho de Auditores da ONU – O Board of Auditors é uma estrutura independente formada por três auditores gerais – ou titulares de cargos equivalentes – de Instituições Superiores de Controle de estados-membros da ONU, eleitos para mandatos de seis anos.

Atualmente, é composto pelo auditor geral da República Popular da China, Hou Kai (mandato 2020-2026); pelo controlador-geral do Chile, Jorge Bermudez (mandato 2018-2024) e pelo primeiro-presidente da Corte de Contas Francesa, Pierre Moscovici (mandato 2022-2028). A vaga que o Brasil pretende disputar é ocupada pelo Chile. O mandato termina em junho de 2024. 
 

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300