Notícias

TCU participa do lançamento da Rede Equidade

Cerimônia de lançamento da Rede Equidade ocorreu no dia 11 de março. O objetivo da Rede é promover políticas de inclusão e diversidade, com foco em gênero e raça. Durante o evento, a presidente do TCU, ministra Ana Arraes, destacou a importância do acordo de cooperação firmado para a redução de desigualdades no País

Por Secom

segepres 1.jpg

presidente Ana Arraes participou, no dia 11 de março, da cerimônia virtual de lançamento da Rede de Equidade, iniciativa do Senado Federal com participação de outras nove instituições públicas federais, entre elas o TCU. O objetivo da Rede é promover políticas de inclusão e diversidade, com foco em gênero e raça.​​

Durante o evento, a ministra presidente destacou o importante passo dado pelos órgãos signatários do acordo de cooperação firmado, voltado à concretização de programa para reduzir desigualdades.

"Embora nossa Constituição assegure a igualdade como garantia legal, ainda não se concretiza verdadeiramente. Vemos e testemunhamos, diariamente, e confirmamos nas estatísticas econômicas e sociais, que há ainda profundas desigualdades responsáveis por colocar as mulheres em condição de inferioridade. Sabemos também que os pontos críticos da desigualdade atingem muitos outros grupos, como a população negra, que ainda hoje se depara com diferenças de oportunidades em sua trajetória, reflexos até então da enorme falta histórica que marca nossa sociedade.”

Para o TCU, integrar a Rede significa avançar em ações internas e conjuntas que busquem inclusão e diversidade, especialmente em gênero e raça, no âmbito das nossas organizações. A participação na Rede vai ao encontro de iniciativas institucionais recentes, como a participação na elaboração da política de gênero e não discriminação da Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs), na construção de uma política de prevenção e combate ao assédio moral e sexual e no aumento da participação feminina em cargos de liderança.

A Rede Equidade foi lançada com a adesão de dez instituições:

  • Senado Federal
  • Câmara dos Deputados
  • Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
  • Conselho Nacional de Justiça
  • Conselho Nacional do Ministério Público
  • Ministério de Minas e Energia
  • Ministério Público do Trabalho
  • Superior Tribunal de Justiça
  • Tribunal de Contas da União
  • Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

A expectativa é ampliar o alcance da Rede, com a possibilidade de criação de uma Rede Nacional de Equidade, estimulando a adesão de mais participantes dos serviços públicos federal, estadual ou municipal.

A coordenação da Rede caberá inicialmente ao Senado Federal.

Clique neste link para assistir ao evento.

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br