TCU promove evento on-line sobre Custo Brasil com foco na perspectiva do cidadão
Encontro, no dia 29 de maio, debate impactos do Custo Brasil para a população e recebe contribuições do público sobre a atuação do Tribunal em relação ao tema
Por Secom
RESUMO
- TCU realiza, no dia 29 de maio, evento on-line sobre o Custo Brasil.
- O objetivo é discutir os impactos na vida dos cidadãos e coletar contribuições do público interno e externo.
- Especialistas vão debater competitividade, produtividade e políticas públicas relacionadas ao tema.
- As inscrições estão abertas até o dia do encontro e podem ser feitas on-line.
No próximo dia 29 de maio, das 14h30 às 16h30, o Tribunal de Contas da União (TCU) realiza o evento on-line "O Custo Brasil a partir da perspectiva do cidadão". A iniciativa faz parte da estratégia de controle que tem como objetivo identificar e priorizar áreas e objetos a serem fiscalizados, considerando as necessidades e expectativas da sociedade.
O evento pretende discutir causas, definições, efeitos e impactos do Custo Brasil para o cidadão brasileiro, além de abrir espaço para que o público contribua com sugestões e reflexões sobre como o TCU pode atuar de forma mais efetiva nessa matéria.
A secretária-geral de Controle Externo do TCU, Juliana Pontes, conduz a abertura da programação. Em seguida, o professor associado da Fundação Dom Cabral e ex-diretor de Política Econômica e Dívida do Banco Mundial, Carlos Primo Braga, aborda as causas e os impactos do Custo Brasil na competitividade e na vida dos cidadãos.
O diretor-executivo do Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB) e professor do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Erik Alencar de Figueiredo, apresenta o caso prático de medição do Custo Brasil no estado de Goiás e uso na construção de políticas públicas.
Ainda no evento, o professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Rafael Silveira e Silva, discute o Custo Brasil sob o ponto de vista do ciclo de políticas públicas.
As inscrições estão abertas até o dia 29 de maio de 2025 e podem ser feitas por meio deste link.
___________________________________________
SERVIÇO
Secom – MM/pc
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br