Centro Cultural TCU promove oficina de modelo vivo na programação da mostra de Tarsila
Atividade gratuita neste sábado (2/5) propõe prática de desenho com modelo vivo e outras atrações durante feriado e fim de semana
Por Secom
O Centro Cultural TCU realiza, neste sábado (2/5), oficina de modelo vivo que convida o público a experimentar técnicas clássicas de desenho a partir da observação do corpo humano. A atividade faz parte do Espaço Aberto, ciclo de oficinas gratuitas do Programa Educativo, e será realizada pontualmente em dois horários: às 15h e às 16h20.

Voltada a participantes a partir de dez anos, a oficina será conduzida nos moldes do desenho acadêmico, com uso de carvão sobre papel A3. A proposta é trabalhar fundamentos como proporção, luz e sombra, composição e anatomia, a partir da observação direta de um modelo.
"A oficina será dividida em três momentos: desenhos rápidos de um minuto, estudos de cinco minutos e um exercício mais longo, de 30 minutos. A ideia é criar um ritmo dinâmico, que ajude a soltar a mão e desenvolver um olhar mais atento para o corpo em movimento", explica o artista e arte-educador Igor Baldez, que ministrará a oficina.
Segundo ele, a prática também contribui para ampliar a percepção visual e a construção da imagem. "Ao desenhar a partir da observação, o participante exercita noções de perspectiva, estrutura e volume, além de compreender melhor a anatomia e a composição corporal", afirma.
A atividade dialoga com a exposição "Transbordar o mundo: os olhares de Tarsila do Amaral", em cartaz no Centro Cultural TCU, que reúne mais de 60 obras da artista e propõe imersão em sua trajetória.
Programação completa do fim de semana e feriado
Além da oficina de modelo vivo, o Espaço Aberto oferece outras atividades gratuitas ao longo do feriado e do fim de semana, sempre em diálogo com a exposição. Confira as atividades deste fim de semana e feriado:
Sexta (01/5) - Retratando
Com um olhar voltado para si mesmo, o público utilizará cores e formas para se retratar por meio de papel, cola e tesoura, dando forma ao seu autorretrato. A oficina é livre para todos os públicos.
Sábado (02/5) - Modelo vivo (especialmente às 15h e às 16h20)
Há muito tempo, o uso de modelo vivo é essencial para o estudo de anatomia, permitindo observar diferentes formas e proporções. A oficina especial do Programa Educativo propõe que o participante explore a criação artística a partir da visão de curvas e linhas corporais. A atividade é destinada a crianças a partir de dez anos.
Sábado (02/5) - Desenho de observação
Seguindo uma temática semelhante à do modelo vivo, aqui o público deverá observar o objeto à sua frente e tentar recriá-lo com carvão e papel. A oficina é destinada a crianças a partir de quatro anos.
Domingo (03/5) - Bordando Tarsila
Tendo como inspiração as obras de Tarsila, o Programa Educativo convida o público a utilizar tecido, linha e agulha para criar por meio do bordado. A oficina é destinada a crianças a partir de oito anos, pois fará uso de agulha e linha.
As oficinas acontecem em quatro horários ao longo do dia: das 10h às 11h, das 11h20 às 12h20, das 15h às 16h e das 16h20 às 17h20. Não é necessário ter experiência prévia nem levar materiais - basta chegar com antecedência para garantir vaga.
A programação varia a cada fim de semana. O anúncio das atividades é feito no Instagram e no portal do TCU.
Roda de conversa e visita mediada
Também no sábado (2/5), às 15h, o Centro Cultural TCU promove roda de conversa sobre o papel das exposições imersivas na democratização da arte, com as curadoras Paola do Amaral e Juliana Miraldi, e mediação de Henrique Grimaldi.Após o encontro, o público poderá participar de visita mediada à exposição "Transbordar o mundo: os olhares de Tarsila do Amaral" com as curadoras. Com comentários sobre as obras, a trajetória da artista e conexões com o presente, as profissionais oferecem experiência que amplia os olhares sobre Tarsila do Amaral.
Exposição em cartaz
A exposição "Transbordar o mundo: os olhares de Tarsila do Amaral" segue aberta ao público até 10 de maio, com entrada gratuita. O Centro Cultural TCU funciona diariamente, das 9h às 18h.
A mostra conta com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco BRB, além de apoio do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis).
Serviço
Oficina de modelo vivo
Data: sábado, 2 de maio
Horários: Sessão 1, às 15h; e sessão 2, às 16h20
Faixa etária: a partir de dez anos
Local: Centro Cultural TCU
Entrada gratuita (vagas limitadas e por ordem de chegada)
Secom: ISC/pc
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br