Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Centro Cultural TCU reabre com a exposição coletiva Entreligar-se

Após vários meses fechado por causa da pandemia, o Centro Cultural TCU reabre, a partir desta quarta-feira (18/11), com a mostra Entreligar-se, que propõe uma ligação entre a arte e o trabalho de fiscalização realizado pelo Tribunal
Por Secom TCU
18/11/2020

Categorias

  • Cultura

foto-240x180_entreligar-se.png

A partir desta quarta-feira (18/11), o Centro Cultural TCU reabre para visitações com a exposição coletiva Entreligar-se, um olhar para a ligação entre manifestações artísticas e o trabalho realizado pelo TCU. Por meio de fotografias, instalações, esculturas, pinturas, vídeo, grafite e assemblage, emergem reflexões sobre questões essenciais como saúde, meio ambiente, cultura, educação, trabalho, bem-estar social, relações internacionais e segurança, entre outras. Em respeito a protocolo de segurança relativo ao Covid-19, as visitas precisam ser agendadas. Agendamentos aqui.

Adriana Vignoli, Bárbara Mangueira, Beto Barata, Cecília Mori, César Flores Becker, Christus Nóbrega, Denise Camargo, Gu Da Cei, Joana França, João Angelini,  Johnson Barros, Kazuo Okubo, Mila Petrillo, MediaLab/UnB, Taigo Meireles, Toys e Omik, Valéria Pena-Costa e Virgílio Neto compõem a Entreligar-se, sob a curadoria de Karina Santiago.

A exposição apresenta trabalhos inéditos e conhecidos de artistas que nasceram ou residem no Distrito Federal. O público encontrará três obras inéditas, duas construídas in loco pelo escultor César Becker e os grafiteiros Daniel Toys e Mikael Omik. A exposição conta ainda com três obras de arte eletrônica, algumas delas interativas, produzidas pelo Medialab/UnB. Formado por bolsistas de iniciação científica, estagiários, professores e estudantes de graduação e pós-graduação em arte e tecnologia, o MediaLab/UnB desenvolve pesquisa em Arte Computacional desde 1986.

Dois exemplos do que a exposição trará são as obras de Valéria Pena-Costa e de Toys e Omik. Valéria traz reflexões sobre doenças físicas, mentais, emocionais e das diferentes, embora comuns, formas de enfrentamento dessas questões via consumismo ou pelo uso muitas vezes exacerbado de medicamentos. Já Toys e Omik questionam as consequências da desigualdade de acesso à educação, seja ela por questões socioeconômicas ou geográficas.

Entreligar-se é, portanto, um convite ao público para que reflita sobre aquilo que atua intensamente sobre o indivíduo, mas que também afeta toda a sociedade, sob a perspectiva da atuação do controle externo. 

Percursos da Saúde no Brasil

O agendamento para a exposição Entreligar-se também inclui visita à exposição Percursos da Saúde no Brasil, que traz uma reflexão sobre o futuro da saúde brasileira por meio de importantes auditorias feitas pelo TCU. Os processos expostos apresentam de forma lúdica e inovadora questões sobre saúde indígena, atenção básica e média e alta complexidade, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). A exposição possui pontos de interatividade como caça-palavras, vídeos, fotos, projeção e objetos museológicos que suscitam reflexões sobre o papel das instituições e dos cidadãos na melhoria da saúde pública brasileira.

 

Procedimentos de segurança

Em decorrência da pandemia, para visitação será adotado o seguinte protocolo de segurança:

- Agendamento prévio de horário para visita. Agendamentos aqui.

- Grupo máximo de dez pessoas por faixa de horário.

- Uso obrigatório de máscara e álcool em gel.

- Aferição de temperatura na entrada do Instituto Serzedello Corrêa (ISC).

Além disso, as áreas comuns do Centro Cultural serão higienizadas entre as visitas.

 

Serviço:

Período de exibição: a partir de 18 de novembro de 2020

Funcionamento: segunda a quarta-feira, das 10h às 16h (necessário agendar horário para visita)

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

Serviço

Secom

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300