Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Destaques da sessão plenária de 7 de julho

Confira o que foi debatido nesta quarta-feira pelo Plenário do TCU
Por Secom TCU
07/07/2021

Concessão da BR-163/230/MT/PA deverá incluir condicionantes ambientais

O Tribunal de Contas da União (TCU) referendou, nesta quarta-feira (7/7), medida cautelar concedida monocraticamente pelo ministro-relator Benjamin Zymler na última semana (1/7), na qual foi determinado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que faça constar do contrato, que vier a ser assinado para a concessão da BR-163/230/MT/PA, as condicionantes relativas a questões indígenas e ambientais.

Também na sessão plenária de hoje (7/7), o TCU indeferiu representação, com novo pedido de medida cautelar, apresentada pelo Ministério Público junto ao TCU (MPTCU) em face de indícios de irregularidades no processo de licitação para a concessão da BR-163/230/MT/PA. O MPTCU pedia a suspensão da licitação, cujo leilão está previsto para esta quinta-feira (8/7).

“No mérito, não vislumbro indícios da fumaça do bom direito aptas a suspender o certame. Aparentemente, não foram impostas novas obrigações à futura concessionária, nem houve alteração de riscos, de modo que a inclusão [das condicionantes] não afetou a formulação das propostas. Houve, em princípio, apenas o esclarecimento de uma regra já prevista no edital”, esclareceu o ministro Zymler. 

TC 019.341/2021-0

Ordenamento pesqueiro tem gestão deficiente

O Tribunal de Contas da União (TCU) analisou solicitação da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), da Câmara dos Deputados, no sentido da realização de “fiscalização e controle sobre todo o processo de pagamento e controle de recursos públicos federais despendidos no Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal (Seguro-Defeso) no Maranhão, desde 2015”.

Sob a relatoria do ministro-substituto André Luís de Carvalho, o TCU informou à CFFC que realizou auditoria operacional sobre o ordenamento pesqueiro, com vistas a compreender o conjunto de normas e ações para a administração das atividades pesqueiras e para a preservação e conservação do meio ambiente e da biodiversidade.

A auditoria do TCU verificou que “as essenciais informações para a gestão e o desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira seriam escassas, ante a baixa produção do conhecimento técnico-científico pertinente, e seriam escassos, esparsos e fragmentados os dados disponíveis em alguns órgãos e entes, públicos e privados”, explicou o ministro-relator.

Outra constatação da Corte de Contas é de que as medidas de gestão pesqueira são deficientes, pois a maioria das normas para o defeso no Brasil é antiga e a avaliação da eficácia da medida de defeso até hoje não teria sido implementada de forma estruturada e periódica.

TC 020.982/2019-4

 

 

 

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300