Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Evento vai abordar contratação pública de soluções inovadoras

O diálogo público “Compras Públicas de Inovação” ocorre no dia 31 de março, às 10h. O evento é uma iniciativa do Programa TCU+Cidades e terá transmissão pelo YouTube
Por Secom TCU
25/03/2022

Categorias

  • Gestão municipal

03.31_Compras_publicas_de_inovacao_Marco_Legal_de_Startups_tcu_digital_horizontal_1920x1080px.png

O Tribunal de Contas da União, em parceria com os Ministérios da Economia e de Ciência, Tecnologia e Inovações, realiza, no dia 31 de março, às 10h, o Diálogo Público “Compras Públicas de Inovação”. O evento é uma iniciativa do Programa TCU+Cidades e terá transmissão pelo canal oficial do TCU no YouTube. Os participantes poderão apresentar perguntas por meio do chat da plataforma.

Um dos objetivos do encontro é explorar novidades trazidas pelo Marco Legal de Startups, com destaque para o Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI). Também pretende integrar as visões da gestão pública municipal e do controle externo sobre o tema e apresentar a Jornada do CPSI, um produto elaborado em parceria entre o Laboratório de Inovação e Coparticipação do TCU (coLAB-i) e o Instituto Tellus.

O evento será dividido em três partes. Na primeira, o TCU e o Instituto Tellus, responsáveis pela criação da Jornada do CPSI, farão a abertura do evento e falarão brevemente a respeito do projeto que fizeram em parceria e que deu origem à Jornada do CPSI.

Em um segundo momento, palestras técnicas serão proferidas por especialistas. Serão abordados os seguintes temas: importância da inovação para as políticas públicas, o CPSI como instrumento de estímulo à inovação, jornada do CPSI e a visão do controle sobre o CPSI.

Por fim, haverá a apresentação de um case da cidade de Recife sobre a sua experiência com o CPSI. Dessa forma, os participantes serão apresentados a pontos cruciais do CPSI, terão a oportunidade de ouvir a opinião do controle, conhecer uma experiência municipal com o CPSI e de experimentá-lo na prática por meio da Jornada do CPSI.

Jornada de CPSI

O TCU, por meio de seu Laboratório de Inovação e Coparticipação (coLAB-i), e o Instituto Tellus uniram esforços para lançar, em março de 2022, a Jornada do CPSI, que é o primeiro produto decorrente de acordo de cooperação firmado entre as duas instituições. Outros produtos virão e outros parceiros se unirão a essa iniciativa.

O objetivo é apoiar o gestor público e todos aqueles atores interessados na compra pública de inovação. A Jornada de CPSI foi construída a várias mãos (gestores públicos, especialistas, controle, entre outros) e tem uma abordagem didática e prática, que preza pela autonomia de quem irá utilizá-la. Para acessá-la, visite o portal do coLAB-i/TCU.

Sobre o TCU+Cidades

O TCU+Cidades foi lançado em março de 2021, com o objetivo de contribuir com a qualificação dos gestores municipais e atuar na prevenção de falhas que possam prejudicar o melhor uso dos recursos públicos.

Ao longo de 2021, milhares de gestores públicos acompanharam os diálogos públicos que debateram os desafios, as oportunidades e as possibilidades de solução relacionados a temas como obras públicas, gestão da pandemia, responsabilidade fiscal, aquisições de TI e prestação de contas. Em 2022, o primeiro Diálogo Público tratou das trilhas de compras públicas, elaboradas pelo TCU em parceria com o governo de Minas Gerais.

Clique aqui para se inscrever.

 

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300