Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Grupo de metodologia de seleção da Rede Integrar retorna às atividades

Em reunião realizada no último dia 21 de março, o grupo apresentou a versão final de um instrumento de coleta de dados desenvolvido pelo Projeto Integrar na área da educação
Por Secom TCU
01/04/2024

Categorias

  • Educação
  • Rede Integrar

No último dia 21 de março, o grupo de estudo “Metodologia de seleção de fiscalizações de políticas públicas descentralizadas” retomou as reuniões de trabalho para avaliar a metodologia desenvolvida pelo Projeto Integrar na área da educação, a qual foi aplicada na Auditoria Operacional Coordenada do Ensino Médio, concluída em 2023. O grupo também poderá sugerir a aplicação da metodologia em outras áreas das políticas públicas após a etapa de avaliação.

Em continuidade ao trabalho iniciado em 2023 pelo grupo, a reunião teve por objetivo apresentar a versão final do instrumento de coleta de dados que será utilizado, em um primeiro momento, para levantamento de informações objetivas sobre a aplicação da metodologia de seleção na auditoria, as quais subsidiarão a realização de grupos focais para discussão dos resultados. Além disso, houve nivelamento de informações entre os novos integrantes da equipe.

O formulário eletrônico foi construído com base em levantamento bibliográfico, notadamente, nas Propostas para o fortalecimento do controle externo de políticas públicas descentralizadas e no Relatório do grupo temático de Educação para a seleção de objeto de controle segundo metodologia do Projeto Integrar.

Os técnicos dos tribunais que participaram do processo de seleção do objeto da auditoria e da realização da ação de controle serão convidados a responderem o formulário eletrônico e a participarem do grupo focal. Após o levantamento das informações, um relatório será produzido com a indicação da utilização em outras áreas de atuação pública, bem como com as necessidades de alteração na metodologia, se for o caso.

A reunião foi conduzida pela coordenação do grupo, composta em 2024 pelos tribunais de contas estaduais TCE-CE, TCE-PR, TCE-RJ e o Tribunal de Contas da União (TCU). Integram o grupo, além destes, representantes dos seguintes tribunais de contas estaduais e municipais: TCE-AC, TCE-GO, TCE-MA, TCE-MT, TCE-PA, TCE-PE, TCE-RO, TCE-RR, TCM-BA, TCM-PA, TCM-RJ.

_____________________________________________

SERVIÇO

Secom – MM/pc

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300