Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Instituições parceiras recebem suporte técnico para implementação do ChatTCU

Com orientação do Tribunal, organizações que receberam código-fonte do ChatTCU podem usar a tecnologia e adaptá-la às necessidades específicas
Por Secom TCU
09/10/2024

Categorias

  • Administração
  • Ciência e Tecnologia

Logo-ChatTCU.png

No dia 25 de setembro, o Tribunal de Contas da União (TCU) realizou reunião técnica para orientar 20 instituições parceiras na implementação da principal ferramenta de inteligência artificial (IA) generativa do Tribunal, o ChatTCU. As instituições, entre órgãos públicos, empresas e organizações de ensino, já haviam recebido o código-fonte da ferramenta, cedida pelo Tribunal neste ano. Agora, elas têm a oportunidade de usar essa tecnologia de ponta e aplicá-la em suas instituições.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação e Evolução Digital do TCU, Rainério Leite, o encontro foi planejado para cobrir uma gama de informações técnicas. “Nossa ideia foi realizar uma reunião completa e abrangente, explorando todos os aspectos do ChatTCU, de forma a fornecer informações práticas que facilitem a adaptação da ferramenta às realidades de cada instituição. Foi uma cessão focada no repasse de conhecimento técnico, para que as entidades possam tirar os maiores benefícios do ChatTCU,” afirmou o secretário.

No TCU, o uso da ferramenta tem auxiliado auditores e colaboradores na melhoria e eficiência dos processos internos. A adesão à ferramenta tem crescido e, em setembro deste ano, o chat já contava com mais de dois mil usuários, 97 mil conversas abertas e quase 650 mil mensagens trocadas. A plataforma faz parte da estratégia do Tribunal de modernização e transformação digital.

Inovação

O ChatTCU, ferramenta baseada em IA Generativa, foi lançado pelo TCU em março de 2023, como parte de sua estratégia de modernização e transformação digital. Desde então, tem sido amplamente utilizado pelo Tribunal, integrando diversas bases de dados, facilitando a análise de documentos e melhorando a eficiência nos processos internos.
A versão 5.0 do ChatTCU estará disponível para uso até o fim de outubro. Ela chega com ainda mais inovações, com novas funções avançadas, como o compartilhamento de conversas por link e a possibilidade de seleção de assistentes especialistas, o que deve permitir a criação de um maior número de especialistas por área de atuação do TCU.

Reconhecimento internacional e expansão

Em abril de 2024, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) destacou o TCU como instituição de referência no uso avançado de inteligência artificial, sendo a única entidade governamental a alcançar esse patamar no uso de IA generativa. O ChatTCU, desenvolvido pela Corte de Contas brasileira, foi reconhecido como exemplo de inovação e eficiência na administração pública, com uso de tecnologia de ponta para transformar e melhorar processos administrativos.

Em junho de 2024, o TCU deu início ao processo de cessão do código-fonte da ferramenta a outros órgãos públicos, como o Senado Federal e Tribunais de Contas de estados e municípios. O objetivo da cessão é promover a inovação e aprimorar a gestão pública por meio do compartilhamento de tecnologia.

Em agosto de 2024, o TCU realizou nova rodada de solicitações da ferramenta para outros órgãos da administração pública, detalhando aspectos técnicos e de segurança da ferramenta, além de promover a colaboração interinstitucional para o uso de IA no setor público.

Próximos passos

Com a cessão do código-fonte e a realização da reunião técnica, os órgãos licenciados preparam-se agora para iniciar a implementação da ferramenta. Durante o encontro, foram repassadas todas as orientações para esta etapa, e o Tribunal prevê novos encontros de acompanhamento para garantir que as entidades explorem ao máximo o potencial do ChatTCU em suas operações.

Foram convidados para a reunião de suporte técnico os seguintes órgãos:

  • Tribunais de Contas Estaduais de Goiás, do Maranhão e do Acre;
  • Tribunais de Contas dos Municípios de Goiás e de São Paulo;
  • Senado Federal;
  • Agência Nacional do Cinema (Ancine);  
  • Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE);
  • Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro);
  • Superior Tribunal Militar (STM);
  • Polícia Rodoviária Federal (PRF);
  • Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPGERJ/DPRJ);
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA);
  • Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP);
  • Justiça Federal de Primeiro Grau no Rio Grande do Norte (JFRN);
  • Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG);
  • Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI);
  • Prefeituras municipais de Pedra Preta (MT) e de Cachoeiro de Itapemirim (ES);
  • Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam-SP).

___________________________________________

SERVIÇO

Secom – LL/pc

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br 

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300