Pular para o conteúdo principal

Notícias

Nota de esclarecimento

Tribunal de Contas da União (TCU) ressalta que auditores atuam com independência técnica, liberdade de manifestação e compromisso com o interesse público

Por Secom

O Tribunal de Contas da União (TCU) repudia as informações inverídicas apresentadas pelo jornal O Estado de São Paulo, na matéria intitulada "Auditores do TCU relatam pressão no caso Master e mantêm Banco Central em alerta sobre processos".

O TCU informa que não há qualquer tipo de interferência sobre a equipe de fiscalização, cujo trabalho transcorre normalmente.

A inspeção realizada pelos técnicos da AudBancos no Banco Central integra o processo TC 022.950/2025-7 e a atuação dos auditores segue critérios técnicos rigorosos, totalmente de acordo com a prerrogativa de fiscal de segunda ordem atribuída pela Constituição Federal ao TCU.

É fundamental ressaltar que os auditores do TCU possuem independência técnica, liberdade de manifestação e compromisso com o interesse público. O relator do processo preside a sua condução, mas não influencia as análises da área técnica. Sua manifestação se dará por meio do voto a ser apresentado ao colegiado do TCU.