Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Políticas públicas: TCU examina bases para êxito

Acompanhe nesta edição do programa #EuFiscalizao quais são as características que ajudam uma política pública a ser bem-sucedida
Por Secom TCU
07/08/2019

O #EuFiscalizo do mês de agosto é sobre o que caracteriza uma boa política pública. Assista para conhecer ações do Tribunal de Contas da União (TCU) como o Relatório de Políticas e Programas de Governo (RePP), que fomentam melhores práticas.  

Na primeira reportagem do programa, mostramos, em linhas gerais, o ciclo das políticas públicas, que descreve as etapas fundamentais para uma política pública eficaz, eficiente e efetiva. A análise ex ante, por exemplo, consiste em um estudo detalhado, fundamentado em dados científicos e estatísticas, que visa definir como uma demanda da sociedade deve ser atendida.

No entanto, esse tipo de análise ainda não é regra no sistema político brasileiro. Por esse motivo, o Tribunal vem atuando com o intuito de incentivar os gestores a colocarem em prática esse procedimento, que tem como objetivo aumentar as chances de sucesso das políticas públicas e tornar mais eficaz o uso dos recursos públicos.

Na segunda reportagem, conheça o RePP, lançado pelo TCU com o intuito de trazer uma prestação de contas do governo à sociedade e servir de base para os gestores tratarem dos problemas comuns entre as políticas públicas.

No #EuFiscalizo, você também verá uma discussão sobre a importância da avaliação das políticas públicas, que ajuda no controle e no aperfeiçoamento da ação do Estado. Também conhecerá o papel das escolas de governo na capacitação para o aprimoramento da administração pública.

A entrevista especial é com o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), professor Fernando Filgueiras.

 

Serviço:

Secom

Telefone: (61) 3527-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300