Presidente Vital do Rêgo reúne-se com equipe do Conselho de Auditores da ONU
Atividades em Nova Iorque incluíram preparação para a 79ª Sessão do "Board of Auditors" e evento sobre o papel das instituições de controle na implementação dos ODS
Por Secom
Resumo
Atividades em Nova Iorque incluíram preparação para a 79ª Sessão do "Board of Auditors" e evento sobre o papel das instituições de controle na implementação dos ODS
Na última sexta-feira (18/7), o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, participou de uma série de reuniões com a equipe técnica do Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.
O objetivo foi discutir temas relacionados à 79ª Sessão Regular do Conselho de Auditores da ONU, que ocorre nesta terça-feira (22/7). Na ocasião, serão relatadas as auditorias realizadas em 2024. Foram debatidos os principais achados e recomendações nas auditorias do TCU. Ao todo, o Brasil realizou 17 fiscalizações em oito entidades da ONU. O orçamento anual das entidades fiscalizadas pelo Tribunal soma US$ 15 bilhões.
As reuniões com a equipe do TCU que atua em Nova Iorque também abordaram o evento promovido nesta segunda-feira (21/7) pela Iniciativa de Desenvolvimento (IDI), da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI), como programação paralela do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF) da ONU.

O encontro “Desenvolvendo competências e capacidades das instituições superiores de controle para agregar valor por meio da auditoria na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” debate os ODS 5 – “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas” – e 17 – “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”.
Participaram dos encontros a secretária-geral da Presidência do TCU, Cláudia Jordão, o secretário-geral adjunto de Auditoria de Organizações Internacionais, Maurício Wanderley, a secretária-adjunta de Controle Externo da Organização das Nações Unidas, Maria Camila Dourado, o secretário de Relações Internacionais, Hugo Chudysson, e o diplomata colaborador do MRE junto ao Tribunal Felipe Sequeiros.
Conselho de Auditores da ONU
Em julho de 2024, o Brasil, representado pelo TCU, assumiu mandato no Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU). Ao lado das instituições superiores de controle (ISC) da França e da China, a Corte de Contas brasileira realiza auditoria externa das finanças do organismo internacional, de seus fundos, programas e missões de paz. O trabalho também inclui a emissão de recomendações para aprimorar a governança e a gestão dos recursos.
O Brasil audita os seguintes organismos da ONU: Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar), Universidade das Nações Unidas (UNU), Fundo de Pensão Conjunto dos Funcionários das Nações Unidas (UNJSPF), Escritório das Nações Unidas em Viena (UNOV), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Mecanismo Internacional Residual para Tribunais Penais (IRMCT) e missões de paz no Líbano (UNIFIL), em Chipre (UNFICYP) e no Kosovo (UNMIK).
--------------------------------------------------------------------------
SERVIÇO
Secom – AW/pc
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br