Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Projeto Integrar realiza reunião geral remota com 32 tribunais de contas do País

O encontro reuniu 80 participantes de todos os tribunais de contas do País e permitiu a contextualização do Projeto a todo o grupo, com a apresentação dos respectivos objetivos e marcos de sua evolução desde 2018. Foram discutidos também os produtos em desenvolvimento, plataformas de comunicação e ferramentas de alinhamento dos conhecimentos, como o curso EAD, e forma de participação dos TCs
Por Secom TCU
03/04/2020

Logo Projeto Integrar.jpgO Projeto Integrar que, após contar com a adesão dos demais Tribunais de Contas, nos meses de fevereiro e março de 2020, iniciou uma nova fase, agora com a integração e colaboração dos 33 tribunais de contas do país para o alcance do objetivo de desenvolver uma metodologia que permita aos tribunais de contas trabalhar de forma mais estratégica e coordenada, selecionando ações de controle de maior risco e com maior potencial de impacto.

O projeto resulta de uma parceria do Tribunal de Contas da União (TCU), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB). O Comitê Técnico da Educação do IRB (CTE-IRB) atua como articulador e colaborador dos Tribunais de Contas dos Estados e Municípios junto ao TCU no desenvolvimento do projeto.

Nesta quarta-feira, dia 1/4, de 9h as 12h, foi realizada a primeira reunião geral virtual do Projeto Integrar, por meio da ferramenta Microsoft Teams, com representantes de 32 Tribunais de Contas do país, contabilizando 80 participantes. Também foi utilizada a ferramenta Mentimeter para colher as percepções sobre os materiais de nivelamento de conhecimentos compostos por vídeos, curso e comunidade prática.

integrar_dentro.jpg

A programação da reunião técnica foi voltada para a primeira oportunidade de interação do grupo como um todo, contextualização do projeto, com descrição dos objetivos, evolução desde 2018, produtos em desenvolvimento, explicação acerca das plataformas de comunicação e das ferramentas de alinhamento dos conhecimentos, como o curso EAD, e como se dará a participação dos TCs.

De acordo com a Coordenadora do Projeto, Renata Silveira de Carvalho, o ideal seria que esse primeiro encontro fosse presencial, conforme estava agendado para os dias 15 a 17/4 na sede do TCU, em Brasília, com a presença de representantes da OCDE. No entanto, viu como oportunidade a possibilidade de utilizar a tecnologia a nosso favor e possibilitar esse grande encontro, que é um marco para o sistema de controle externo.

A Coordenadora do Projeto explicou o desafio de coordenação envolvendo tantas pessoas e a dificuldade de garantir voz e participação a todos. Para resolver a dificuldade, criou o papel dos TCs mentores, os representantes dos 10 tribunais que faziam parte desde outubro de 2018, que participaram de várias discussões e alinhamentos e tiveram um aprendizado crescente ao longo do ano de 2019. O papel dos TCs mentores é apoiar em grupos previamente estabelecidos os representantes dos TCs que aderiram recentemente ao projeto, para fins de auxiliar na curva de aprendizagem para que os novos colegas tenham condições de opinar e participar em igualdade de condições.

Também participaram da reunião, a Secretária da SecexEducação, Vanessa Lopes de Lima, o presidente do Comitê Técnico de Educação (CTE-IRB), Conselheiro Cezar Miola, bem como a Conselheira do TC/BA, Carolina Costa. Em sua fala, a Secretária da SecexEducação, Vanessa, deu as boas-vindas a todos e registrou que o projeto continua cumprindo com suas atividades, o que demonstra o engajamento e comprometimento de todo o grupo com o sucesso do projeto, mesmo em situação tão atípica e delicada para todos nós.

O Conselheiro Miola, por sua vez, registrou que o Comitê Técnico da Educação do IRB está muito mobilizado juntamente com a equipe do TCU nessa iniciativa que ecoa muito no sistema de controle, pelo seu objetivo, pela política pública eleita nesse primeiro momento, que é a educação, que está sendo impactada pela pandemia de uma forma que não podemos mensurar ainda.

A Conselheira Carolina Costa (TCE/BA) ressaltou que “mesmo diante dessas circunstâncias, poder ter essa oportunidade de fazer essa reunião, mesmo que virtual, mostra que o controle da gestão pública é altamente adaptável, consegue se moldar para fazer a fiscalização mais proativa.”

Serviço:

Secom

Telefone: (61) 3527-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300