Pular para o conteúdo principal

Notícias

Resultados do projeto Cidadão no Controle são apresentados em Petrolina

Iniciativa do TCU fecha ciclo de escuta no ensino médio, apresenta diagnóstico à comunidade e gera instrumentos práticos para uso nas escolas

Por Secom

O Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou, entre 15 e 17 de junho, em Petrolina (PE), os resultados do projeto Cidadão no Controle. A iniciativa reuniu cerca de 300 estudantes, promoveu oficina com gestores escolares e realizou atividades de fiscalização cidadã. A programação marcou o final do ciclo de escuta e o início do uso dos resultados pela própria comunidade, com objetivo de melhorar a qualidade do ensino.

54586954655

Caso Petrolina

O trabalho partiu da escuta de estudantes, professores e gestores para identificar questões relacionadas à qualidade do ensino, infraestrutura, práticas pedagógicas e preparação dos jovens para o futuro. A abordagem combinou a vivência nas escolas com a análise de dados e indicadores.

Os achados foram organizados em cinco temas:

  • convivência e participação;
  • reforma do ensino médio;
  • inclusão;
  • infraestrutura e suporte;
  • relação entre professor, estudante e valorização docente.

Os resultados indicam que esses aspectos estão interligados e influenciam diretamente o ambiente de aprendizagem.

Durante o encontro, foi lançada a revista Cidadão no Controle: por que essa escola é sua, para a comunidade escolar. A publicação apresenta, em linguagem simples, os principais resultados da escuta e indica caminhos para o fortalecimento do ensino médio no município. Os achados também estão reunidos no sumário executivo do projeto.

O trabalho contou com parceria do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e da Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE-PE).

Acesse aqui Cidadão no Controle.

Serviço:

Secom: DS/pc

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br