Imprensa
Secretário-Geral da ONU recebe presidente do TCU em Nova Iorque
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, foi recebido na tarde desta quarta-feira (24/7) pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, na sede do organismo, em Nova Iorque. Na ocasião, foram abordados assuntos relativos à recém-iniciada jornada do Brasil no Conselho de Auditores da ONU, bem como o papel internacional das instituições superiores de controle (ISC).
Durante a audiência privada, Dantas apresentou a Guterres a situação atual do ClimateScanner, metodologia global de auditoria das políticas climáticas dos governos, desenvolvida pelo TCU e mais 17 ISC, por meio da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai), presidida pelo Tribunal. Já aderiram ao projeto 127 países, cujos auditores estão sendo treinados ou ainda passarão pelo treinamento da ferramenta.
Guterres disse estar impressionado com a evolução do projeto e afirmou considerar muito importante a verificação dos dados relativos às iniciativas de combate às mudanças climáticas, para garantir que as informações prestadas à sociedade pelos governos sejam fidedignas. Segundo ele, as informações que os países publicam sobre o cumprimento das metas do Acordo de Paris (tratado global adotado em 2015, durante a COP21) precisam ser averiguadas.
"Entendo que esse trabalho do ClimaterScanner pode agregar muito para as discussões globais sobre clima", comentou o secretário-geral.
Reconhecimento
Nesse contexto, o ministro Bruno Dantas mencionou a importância de uma resolução formal da ONU reconhecendo o papel das instituições superiores de controle nas políticas relacionadas às mudanças climáticas globais e sua relevância para a comunidade internacional.
"Como presidente da Intosai, com apoio da secretaria geral da nossa instituição, a Áustria, e seguindo pedido feito pelo presidente José Tavares, do Tribunal de Contas de Portugal, durante o Call Global, aqui na ONU, gostaria de destacar a importância dessa resolução. Seria muito importante contar com seu apoio", declarou.
Dantas afirmou que a participação do TCU no Conselho de Auditores da ONU apresenta uma oportunidade única para o aprimoramento da troca de experiências e de melhores práticas entre a Intosai e os membros do Board, fortalecendo a capacidade coletiva de cooperação. Acrescentou, ainda, que as instituições de controle estão juntas na missão de levar adiante a agenda comum de acelerar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Os resultados do ClimateScanner serão apresentados na COP29, em novembro próximo, no Arzebaijão.
___________________________________________
SERVIÇO
Secom – IG/va
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br