Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU articula cooperação entre a ONU e a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai)

O vice-presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, esteve reunido com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. Dantas apresentou os planos do Brasil à frente da organização internacional, com atuação prevista até novembro de 2025
Por Secom TCU
26/05/2022

WhatsApp Image 2022-05-26 at 17.48.36000.png

Em novembro deste ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) representará o Brasil na presidência da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai). A instituição é autônoma, independente, profissional e apolítica e tem, entre seus objetivos, atuar como voz reconhecida das Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS) no mundo inteiro.

Considerando o alcance global da Intosai, responsável por emitir normas e regulamentos que orientam as atividades e procedimentos de auditoria governamental, o vice-presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, reuniu-se na última quarta-feira (25/5) com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

Durante o encontro, o ministro da Corte de Contas brasileira convidou o líder da ONU para participar do XXIV Congresso Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Incosai), que ocorrerá de 7 a 11 de novembro no Expo MAG, no Rio de Janeiro, e também para proferir discurso durante o evento.

Além disso, apresentou os planos do Brasil à frente da organização internacional, com atuação prevista até novembro de 2025, a fim de identificarem possibilidades de ações realizadas em conjunto. Durante a agenda, o ministro do TCU esteve acompanhado da secretária-geral da Intosai, Margit Kraker, e de representantes de Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS) dos seguintes países: Harib Al Amimim, dos Emirados Árabes; Hesham Badawy, do Egito; e Jorge Bermúdez, do Chile.

incosai_logo.pngOs compromissos com representantes das Nações Unidas tiveram continuidade nesta quinta-feira (26/5).  O ministro Bruno Dantas apresentou ao chefe de Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA), Liu Zhenmin, as EFS e a Intosai como entes relevantes para dar suporte aos países no atingimento aos objetivos de desenvolvimento sustentável e destacou quais deles estão mais aderentes à gestão brasileira à frente da entidade internacional:

  1. Erradicação da pobreza
  2. Fome zero e agricultura sustentável
  3. Igualdade de gênero
  4. Ação contra a mudança global do clima

Sobre o XXIV Incosai – O Incosai é uma assembleia deliberativa, onde as decisões mais importantes da Intosai são tomadas. O congresso ocorre a cada três anos para a troca de experiências, discussão de problemas, aprovação de resoluções e recomendações para melhorar a responsabilidade administrativa e fiscal de governos ao redor do mundo. O evento reunirá participantes de mais de 120 países, em torno de 800 membros titulares, associados e filiados à entidade. Para saber mais, acesse https://incosai.com.br/

____________________________________________

English version

 

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300