Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU identifica oportunidades de melhoria no Plano Nacional de Logística 2035

Auditoria operacional no Plano Nacional de Logística (PNL 2035) identificou oportunidades de melhoria relacionadas com incorporação de inovações tecnológicas
Por Secom TCU
27/06/2022

Categorias

  • Transporte

RESUMO:

  • O TCU fez auditoria operacional no Plano Nacional de Logística (PNL 2035), sob a responsabilidade do Ministério da Infraestrutura e da Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL). O PNL 2035 busca um diagnóstico funcional da rede de transportes brasileira, com enfoque intermodal e estimativas dos níveis de oferta e demanda atuais e futuras, para identificar necessidades e oportunidades de melhoria do sistema.
  • O trabalho do Tribunal identificou oportunidades de melhoria relacionadas com incorporação de inovações tecnológicas, fragilidade de premissas, ausência de análises de custo-benefício na seleção de projetos e déficits em aspectos de governança. A Corte de Contas fez recomendações para a melhoria dos processos.

O Tribunal de Contas da União (TCU) fez auditoria operacional no Plano Nacional de Logística (PNL 2035), sob a responsabilidade do Ministério da Infraestrutura e da Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL). O PNL 2035 busca um diagnóstico funcional da rede de transportes brasileira, com enfoque intermodal e estimativas dos níveis de oferta e demanda atuais e futuras, para identificar necessidades e oportunidades de melhoria do sistema.

Figura 1 - Função dos Planos no Planejamento Integrado de Transportes (PIT)

PNL_01.png
Fonte: PNL 2035 (peça 51, p.11)

O trabalho teve o objetivo de avaliar o potencial de contribuição do PNL para o Planejamento Integrado de Transportes e propor medidas que possam aprimorar seu desempenho, principalmente no que tange à eficiência da alocação de recursos em infraestrutura.

A primeira constatação foram as inovações na ferramenta de simulação e os avanços na comunicação das necessidades e oportunidades apresentadas no PNL. O ferramental desenvolvido possui ampla possibilidade de realizar as simulações e trata 90% da rede rodoviária e praticamente 100% dos demais modos. Engloba o que há de mais representativo da rede de transportes.

Mas a auditoria identificou fragilidade nas premissas do PNL e ausência de metas e objetivos claros para orientação do ciclo de planejamento. Essa fragilidade pode afetar os resultados do planejamento, reduzindo sua efetividade para otimização da aplicação de recursos para investimento.

O trabalho também constatou ausência de análises de custo-benefício preliminares no PNL 2035.  O efeito potencial disso é a tomada de decisões sem critérios técnicos transparentes e a redução da eficácia para a otimização e o direcionamento de investimentos em infraestrutura. A importância dessa constatação torna-se evidente quando se considera o descompasso entre a necessidade de investimentos e os recursos disponíveis, o que recomenda fortemente a adoção de critérios de avaliação baseados na relação custo-benefício dos projetos.

Por último, a auditoria identificou fragilidades de governança no planejamento de transporte do Governo Federal. Trata-se da avaliação da governança para o exercício da função do planejamento de transportes. Apesar de ter havido avanços com a regulamentação do ciclo de planejamento e a organização do Minfra e da EPL para o desenvolvimento dos planos, ainda há fragilidades a serem sanadas.

O Tribunal fez recomendações para a melhoria dos processos.

A unidade técnica do TCU responsável pela fiscalização foi a Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura Portuária e Ferroviária. O relator do processo é o ministro Antonio Anastasia.

 

Serviço

Leia a íntegra da decisão: Acórdão 1472/2022 – Plenário

Processo: TC 013.771/2021-3

Sessão: 22/6/2022

Secom – SG/pn

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300