Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU julga processo sobre pedidos de Benefícios de Prestação Continuada

Auditoria analisa prazo de resposta para concessão do auxílio, que beneficia idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade
Por Secom TCU
14/10/2024

Categorias

  • Previdência Social

tarja_Prancheta 1.png

O Tribunal de Contas da União (TCU) julgará, nesta quarta-feira (16/10), processo que analisou o tempo para concessão do Benefícios de Prestação Continuada (BPC). A fiscalização verificou se os prazos para análise dos pedidos estão sendo cumpridos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O auxílio, no valor de um salário-mínimo, é concedido a idosos e pessoas com deficiência que comprovem situação de vulnerabilidade.

A auditoria operacional investigou o período de 2018 a 2023 e apurou os motivos dos eventuais atrasos, especialmente em casos de demora excessiva. O prazo legal para resposta sobre a solicitação dos beneficiários é de 45 dias. A fiscalização traz dados regionais sobre o tempo médio para agendamento de perícia médica, avaliação social e aprovação dos pagamentos.

A unidade técnica do TCU responsável pela fiscalização foi a Unidade de Auditoria Especializada em Previdência, Assistência e Trabalho (AudBenefícios), que integra a Secretaria de Controle Externo de Contas Públicas (SecexContas). O relator é o ministro Aroldo Cedraz.

___________________________________________

SERVIÇO

Análise da auditoria sobre prazo para concessão do Benefício de Prestação Continuada

Data: quarta-feira (16/10)

Horário: 14h30

Transmissão: canal do TCU no YouTube  

Secom – GC/rt

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br 

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300