TCU lidera fiscalizações sobre transição energética na América Latina e Caribe
Iniciativa da OLACEFS busca fortalecer atuação dos órgãos de controle mediante construção de um guia de auditoria regional
Por Secom
Representantes de instituições de controle da América Latina e do Caribe iniciam, a partir do próximo dia 26, uma série de quatro reuniões virtuais para discutir a elaboração de um guia regional de auditoria sobre transição energética. O documento produzido será uma versão aprimorada do Guia de Transição Energética, elaborado pelo TCU e já disponível para consulta em português, inglês e espanhol.
Os encontros seguem até agosto e integram o trabalho das Forças-Tarefa (FT) temáticas criadas pela Comissão de Infraestrutura e Transições Energéticas (COINFRA), da Organização Latino-Americana e do Caribe das Instituições Superiores de Controle (OLACEFS).
A proposta é que o guia regional traga orientações práticas para as instituições fiscalizadoras atuarem de forma mais estruturada na análise de políticas públicas relacionadas aos temas que envolvem a transição energética. A participação de especialistas e representantes de organismos internacionais também está prevista nas reuniões.
Sobre a Coinfra e as Forças-Tarefa
A Comissão de Infraestrutura e Transições Energéticas (COINFRA) é presidida pelo TCU e reúne 12 instituições superiores de controle (ISC) com o objetivo de sistematizar metodologias de auditoria adaptáveis às diferentes realidades da região da OLACEFS.
Cada força-tarefa é liderada por uma ISC. Os países participantes da Coinfra incluem Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Guatemala, El Salvador, México, Paraguai, Peru e Venezuela, além da província de Buenos Aires.
Conheça mais sobre a Coinfra neste vídeo. Confira também em inglês com legenda em inglês e em espanhol com legenda em espanhol.
___________________________________________
SERVIÇO
Secom – DG/pc
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br