Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU orienta sobre novo formato de prestações de contas anuais

Evento realizado no ISC tirou dúvidas de mais de 1.800 gestores públicos sobre a prestação de contas na forma de relatório integrado
Por Secom TCU
17/12/2019

O Tribunal de Contas da União (TCU) reuniu, no último dia 9, gestores públicos federais para esclarecer dúvidas e apresentar orientações sobre a apresentação das prestações de contas anuais. Mais de 1.800 gestores participaram, no auditório do Instituto Serzedello Corrêa, do evento “Prestação de Contas 2019: Normas e Orientações para Elaboração do Relatório de Gestão na forma de Relatório Integrado”. Também foi possível acompanhar o evento pela Internet.

Os auditores do TCU explicaram que, desde 2018, a forma de prestação de contas mudou. Agora, com linguagem mais simples e concisa, o gestor público deve demonstrar os bens e serviços entregues à população e o que foi feito para cumprir os objetivos estabelecidos para o órgão que administra, na forma que se denomina “relato integrado”.

O Secretário-Geral de Controle Externo do TCU, Paulo Wiechers, enfatizou que o cidadão tem direito a informações, a título de prestação de contas e para fins de responsabilização, sobre a gestão dos recursos confiados à entidade e sobre a adequação do seu uso às leis, aos regulamentos e às normas.  “Nenhum gestor público pode se esquecer de que a sua obrigação primeira não é perante o Tribunal, mas para com o contribuinte”, afirmou Wiechers.

Entre os maiores desafios que se apresentam, segundo discutido no evento, estão a compreensão e o engajamento da alta administração em relação ao processo de prestação de contas. Comprometimento, engajamento e integração foram considerados os pré-requisitos mais importantes para implementar a nova forma de prestação de contas anual apresentada ao TCU, conforme ilustrado pela imagem abaixo.

imagem.png

Para dispor sobre a prestação de contas anuais da Administração Pública Federal, o Tribunal publicou a Decisão Normativa 178/2019, que aproximou o modelo brasileiro à referência internacional de relato integrado. O TCU disponibiliza também, em seu portal cidadão, o guia ilustrado com exemplos de boas práticas na elaboração do relatório de gestão, respostas aos questionamentos mais frequentes sobre o tema e as apresentações dos palestrantes no evento realizado no ISC.

Botao cinza1-01.jpg

Botao cinza2-01.jpg

Botao cinza3-01.jpg

Serviço:

Secom

Telefone: (61) 3527-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300