Imprensa
TCU se reúne com relator da reforma tributária no Senado Federal
Auditores da Secretaria de Controle Externo de Contas Públicas (SecexContas) do Tribunal de Contas da União (TCU) se reuniram, no último dia 2 de agosto, com representantes da assessoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM) e com servidores da consultoria legislativa e de orçamento do Senado Federal. O senador é o relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/2019 no Senado Federal, que trata da reforma tributária sobre o consumo.
Na ocasião, o titular da SecexContas, Tiago Dutra, informou às equipes sobre a criação do Grupo de Trabalho (GT) do TCU que ficará à disposição para demandas técnicas e apoio no contato com órgãos federais, principalmente a Secretaria Especial da Receita Federal e a Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, ambas do Ministério da Fazenda.
As equipes do TCU e do Senado compartilharam ideias, informações e possibilidades de atuação conjunta. As assessoras do relator e os consultores do Senado expuseram as principais demandas relativas à reforma tributária. O senador Eduardo Braga elencou as prioridades para definição do plano de trabalho para sua relatoria.
A aproximação com a equipe do gabinete do senador e da consultoria legislativa do Senado Federal está balizada na Ordem de Serviço - Segecex n. 6, de 28 de junho de 2023, que instituiu Grupo de Trabalho para subsidiar o relator da reforma tributária no Congresso Nacional.
O apoio técnico do TCU tem como objetivo identificar riscos de natureza econômica e jurídica na PEC 45/2019, recentemente aprovada pela Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado Federal. O plano de trabalho levará em consideração as demandas e prioridades do relator da reforma tributária e a viabilidade técnica e temporal para atendimento.
No dia 3 de agosto, os membros do GT se reuniram com o secretário da SecexContas para traçar o plano de trabalho e iniciar os estudos e o levantamento de informações. O GT funcionará por até 90 dias ou até a aprovação da PEC 45/2019 no Senado.
O GT tem a coordenação do auditor-chefe adjunto da Unidade de Auditoria Especializada em Orçamento, Tributação e Gestão Fiscal (AudFiscal), Eduardo Favero, e conta com apoio da SecexContas, Secretaria de Controle Externo da Função Jurisdicional (Sejus), Secretaria de Controle Externo de Desenvolvimento Sustentável (SecexDesenvolvimento) e Secretaria de Controle Externo de Informações Estratégicas e Inovação (Seinc).