Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Tribunal disponibiliza ferramenta de autoavaliação de relatórios de gestão na forma de relato integrado

Sob o formato de planilha, o instrumento apresenta checklist que permite às Unidades Prestadoras de Contas (UPC) a verificação da presença e adequação de cada item dos elementos de conteúdo que devem compor os relatórios de gestão
Por Secom TCU
12/05/2020

foto 240x180_semec_VV.jpgO Tribunal de Contas da União coloca à disposição dos gestores públicos ferramenta para autoavaliação de relatórios de gestão na forma de relato integrado, de modo que eles possam atender adequadamente às necessidades de informação dos cidadãos e seus representantes, dos usuários de serviços públicos, dos provedores de recursos e dos órgãos de controle para fins de transparência, responsabilização e tomada de decisão.

O processo que leva à produção do Relatório de Gestão na forma de Relato Integrado é muito mais importante do que o relatório em si. O seu cerne é o processo de criação de valor público, cuja responsabilidade recai diretamente sobre a liderança da organização – os responsáveis pela governança e a alta administração –, a quem cabe garantir que esse processo seja aperfeiçoado e salvaguardado por meio de aderência aos princípios de boa governança.

A planilha de autoavaliação, apresentada na forma de checklist, permite que as próprias Unidades Prestadoras de Contas (UPC) avaliem e promovam a melhoria contínua do seu processo de elaboração de relatórios de gestão e realizem as correções necessárias nos relatórios antes de sua publicação, evitando retrabalhos futuros.

Desenvolvida com base nos Anexos II e III da Decisão Normativa TCU 178/2019, na publicação Relatório de Gestão – Guia para elaboração na forma de Relato Integrado – 2019 e na Estrutura Internacional de Relato Integrado (IIRC, 2014), o instrumento facilita a verificação da presença e adequação de cada item dos elementos de conteúdo que devem compor os Relatórios de Gestão, a avaliação de sua materialidade e aplicabilidade ou não à UPC. Facilita também a identificação de oportunidades de melhoria nos documentos produzidos.

Para mais informações e orientações sobre os Relatórios de Gestão na forma de Relato Integrado, acesse a nossa página de prestação de contas.

Serviço:

Secom

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300